A comida mineira é uma das mais ricas e saborosas do Brasil. De origem quase que exclusivamente tropeira, a comida das Minas Gerais atravessou as fronteiras e ganhou adeptos em todo o Brasil. Restaurantes de comida típica mineira são comuns em todo o território brasileiro, com a refeição sendo servida em cima de grandes fogões a lenha. Pratos como o Maneco de Jaleco, Canjiquinha, Tutu de Feijão e a Vaca Atolada, que enfeita o OBA Gastronomia de hoje, passaram a fazer parte do dia-a-dia nacional.

Vaca atolada

A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em estados como Minas Gerais e Santa Catarina.

Tropeiros vale-paraibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.

Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.

No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas. (Wikipedia)

Vaca Atolada

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 2 hours
Tempo Total 2 hours 20 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 1 Kg cortada em pedaços pequenos Costela de boi (ou Bananinha de Costela desossada)
  • 1 Kg em pedaços Aipim
  • 2 unidades Cebola picada
  • 4 dentes Alho amassado
  • 5 unidades Tomates em cubos sem pele e sementes
  • 1 maço Salsinha picada
  • 4 unidades Cebolinha verde picada
  • 1 colher sopa Vinagre de vinho tinto
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 2 colheres sopa Óleo de girassol

Instruções

  1. Tempere a costela com o sal e a pimenta. Aqueça uma panela pesada e coloque o óleo. Ponha a cebola e refogue por 2 minutos. Junte o alho e a carne e deixe por alguns minutos, até dourar.
  2. Acrescente os tomates, o vinagre, a salsinha e a cebolinha e cubra com água quente. Deixe cozinhar até a costela estar quase macia. Acrescente mais água se for necessário.
  3. Coloque a mandioca e deixe cozinhar até estar macia. Deve ficar com uma textura cremosa, com as costelas "atoladas" neste creme. Salpique mais salsinha picada e sirva acompanhada de arroz.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu