Uma das minhas carnes preferida é o Ossobuco. Na realidade, a palavra Ossobuco designa o prato italiano preparado com o “chambão“, a canela do animal (no caso, vitela) com o músculo e o osso. Ossobuco significa “osso com buraco“. Dentro deste buraco se encontra o tutano, que não deve ser descartado em hipótese alguma, é delicioso. Este corte aqui no Brasil acabou sendo chamado de Ossobuco.
O Ossobuco é uma carne dura, que exige um cozimento prolongado quando se quer utilizá-lo inteiro. Quando queremos preparar um ragu, por exemplo, este processo torna-se bem mais rápido com o uso da panela de pressão. E convenhamos, Carne Louca não deixa de ser um tipo de ragu, ao menos, eu sempre considerei assim, um saboroso ragu.
Caren louca pode ser feita com diversos tipos de cortes, desde que ela desfie fácil depois, como o acém. É um prato econômico e que pode ser servido sozinho, apenas com um arroz ou uma salada, mas acreditem, no pão vira um dos mais gostosos sanduíches que vocês provarão. Com Ossobuco, como sugiro aqui, é irresistível. A anchova que utilizei é opcional, mas faz uma tremenda diferença. Só descarte se realmente você não gostar. No mais, é preparar e comer rezando.
Carne Louca de Ossobuco
Ingredientes
- 5 peças aproximadamente 400 g cada peça Ossobuco
- 1 metade Cebola
- 1 folha Louro
- 4 unidades Cravo
MOLHO
- 1 unidade média Pimentão vermelho em cubinhos
- 2 colheres sopa Alcaparras escorridas em água corrente
- 1 unidade grande Cebola roxa em tiras finas
- 2 unidades Anchovas em conserva bem picada opcional
- 1 colher chá Molho inglês
- 3 colheres sopa Azeitonas pretas picadas
- 1/2 maço Cebolinha picada
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1 colher sopa Azeite de oliva
Instruções
-
Monte uma Ognion Piqué: faça um talho na cebola sem atravessá-la e coloque a folha de louro. Espete os cravos ao lado. Leve a carne juntamente com a cebola preparada para uma panela de pressão e cubra com água. Quando abrir pressão, conte 40 minutos e desligue. Retire a carne e reserve a água do cozimento. Desfie com as mãos (descartando o excesso de gordura) e retire o tutano dos ossos com uma colher pequena.
-
Prepare o molho: Aqueça uma panela funda e coloque o azeite. Adicione a cebola e o pimentão e refogue por 3 minutos. Junte os outros ingredientes, inclusive a carne desfiada e o tutano com um pouco da água do cozimento da carne. Deixe cozinhar por mais 3 minutos. Caso queira mais ou menos úmida, controle com a quantidade da água do cozimento que você adicionar. Tempere com o sal e a pimenta e prepare os sanduíches com uma porção generosa de carne e cebolinha verde por cima.