A culinária italiana é pródiga em todos os quesitos, até quando se trata de fast food. No país da bota, comida para ser devorada rapidamente também é levado a sério. Um exemplo disto são as piadinas.

Piadina

A piadina (ou piada) é um pão típico italiano, provavelmente já comido pelos antigos romanos, que teriam aprendido a fazê-la no Oriente Médio (gregos bizantinos e os palestinos têm pratos similares). É há muito tempo a base da comida romanhola, a região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, tendo sido anexada a lista dos Produtos Tradicionais Regionais.

Era pobre e de tipo ázimo, mas com o passar dos tempos, sua receita foi enriquecida com outros ingredientes. Atualmente é um acompanhamento de vários pratos, podendo inclusive ser servida com lanches e doces. As piadinas são vendidas em quiosques próprios (Piadinerie), recheadas na hora ao gosto do freguês. (Wikipedia)

É uma massa de preparo rápido e simples, ideal para um lanche leve ou até um almoço onde o tempo é fundamental. Você pode preparar as massinhas e congelar. É uma mão na roda em qualquer ocasião. A sugestão de recheio que trago aqui hoje serve para um almoço, mas use sua criatividade e divirta-se com piadinas.

Piadinas são deliciosas. Vão bem em qualquer ocasião. Coloque a imaginação para funcionar e experimente um dos pães mais típicos da Itália.

Piadina de Rosbife 1

Piadina & Piadina de Rosbife

Tempo de Preparo 15 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 25 minutes
Porções 10 piadinas

Ingredientes

  • 450 g mais para polvilhar Farinha de trigo
  • 2 colheres chá Sal
  • 1 cplher chá Açúcar
  • 1 1/2 colher chá Fermento em pó
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • 300 ml pode variar Água morna
  • Para fritar as massinhas Óleo de girassol

RECHEIO

  • 50 g Rosbife fatiado bem fino
  • 4 unidades médias Cogumelos Paris frescos
  • 1 unidade Tomate em fatias
  • 2 fatias Presunto Royale
  • 3 fatias Queijo muçarela
  • 3 folhas Alface

Instruções

MASSA

  1. Misture a farinha com o sal, o açúcar e o fermento. Abra uma cova no meio e vá adicionando a água e o azeite aos poucos, até obter uma massa lisa e homogênea. Sove em uma superfície enfarinhada até ficar bem elástica. Divida em 10 porções  e molde-as como uma bola. Cubra e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Abra as bolas em formato redondo, com 20 cm de diâmetro e 4 mm de espessura. Fure a massa com um garfo, para evitar bolhas durante o preparo.
  3. Aqueça uma frigideira para panquecas e coloque um pouquinho de óleo. Diminua o fogo e frite as massinhas até estarem douradas dos dois lados.

RECHEIO

  1. Corte os talos dos cogumelos e fatie. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e coloque as fatias de cogumelos. Tempere com sal e cozinhe por 3 minutos, até estarem levemente grelhados.
  2. Coloque o queijo entre as fatias de presunto e grelhe em uma frigideira antiaderente.
  3. Dobre a piadina ao meio e ponha  as folhas de alface, os tomates, o rosbife e o cogumelo em uma metade. Complete com o presunto e o queijo. Feche com a outra metade e sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu