Pense em um domingo maravilhoso. Amigos fantásticos, um belo pato na panela de ferro, inacreditáveis 32°C em Curitiba (isto ainda no inverno) e você ainda tem de pensar em preparar a outa metade do almoço: a polenta. E convenhamos, ficar mexendo polenta por 50 minutos não é a melhor coisa para se fazer em um domingo assim.

Claro que você não vai querer revezar esta função com seus amigos (apesar de ser perfeitamente aceitável cozinhar em grupo) e perder estes 50 minutos de bate papo legal. Daí, alguém lembra que é possível fazer polenta sem o exercício e as inevitáveis queimaduras da farinha pulando. Minha amiga Regina Maria (sempre presente aqui pelo OBA) salvou o dia e fez a polenta na panela de pressão. Fácil, rápido e sem esforços descomunais para um dia de sol.

O pato na panela recebeu sua companhia, uma polenta fácil e sem traumas.

Diluiu o fubá em caldo, mais um pouco de manteiga, tampou a panela de pressão e em meia hora você tem uma bela polenta cremosa pronta para ser devorada.

Uma receita que é uma verdadeira “mão-na-roda”. E podem apostar, fica uma delícia. Só não contem para nenhum purista.

Este almoço, além de ter sido feito para pessoas que considero demais, teve outra motivação: festejar o visual novo de meu salão. Bem mais alegre, digno de seu propósito e das pessoas que o frequentam.

Pato com Polenta fácil

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 50 minutes
Tempo Total 1 hour 10 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 2 Kg Pato em pedaços
  • 300 g em lâminas Cogumelo Paris in natura
  • 1 unidade picado Pimentão
  • 100 g em tirinhas Bacon
  • 1 unidade picado e com seu líquido Tomate italiano em lata
  • 4 dentes picados Alho
  • 1 unidade picada Cebola
  • 2 colheres sopa Cheiro-verde (salsa e cebolinha)
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva
  • 500 g Farinha para polenta
  • 50 g Manteiga
  • 2 em pedaços Cebola inteira
  • 1 em pedaços Cenoura
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Tempere o pato com o alho picado,  sal e pimenta e deixe tomar sabor por 2 horas. Coloque em uma panela funda, junte as cebolas e a cenoura em pedaços e cozinhe por meia hora. A carne deve estar ainda firme. Descarte a cebola e a cenoura e reserve o caldo.
  2. Aqueça uma panela grande e pesada (eu uso uma caçarola de ferro) e coloque o azeite. Junte o bacon e deixe fritar por 3 minutos. Retire e escorra em papel toalha.
  3. Na mesma panela, refogue a cebola. Ponha o pato e deixe tomar um pouco de cor. Adicione os pimentões e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo constantemente. Junte os cogumelos e cozinhe por mais 3 minutos. Complete com o tomate e seu líquido  e um pouco do caldo de pato. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Vá colocando caldo, caso seque em demasia. Por último, junte o bacon crocante e o cheiro-verde. Misture bem.
  4. Para a polenta, em uma panela de pressão de 4,5 litros, ponha caldo de pato até a altura dos parafusos (caso falte, complete com água). Verifique  o tempero e corrija, se necessário. Leve para aquecer e dissolva o fubá e a manteiga até começar a ferver. Tampe a panela e deixe na pressão por 20 minutos. Desligue e deixe toda a pressão sair antes de abrir para servir.
  5. Sirva a polenta com o pato por cima. Caso queira, polvilhe queijo parmezão ralado na hora.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Muito legal essa receita de polenta na panela de pressão. Que ótimo poder fazer esse prato de uma maneira mais simples e rápida, não é mesmo? Além disso, a carne de pato dá um toque especial à receita. Fica delicioso e combina muito com uma tarde com os amigos.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.