Coleslaw e duas ideias

Coleslaw é uma salada típica da culinária americana feita basicamente de repolho. O termo surgiu no século XVIII, derivado do holandês Koosla, que significa repolho frio.

Nos Estados Unidos, esta salada começou a ser conhecida em meados de 1700, a princípio em Nova Iorque. Depois surgiram muitas versões, sendo as duas mais conhecidas as com maionese e sem maionese. O repolho aparece sempre como o ingrediente principal. Cenoura é outro componente bastante comum em Coleslaw.

É a salada dos picnics e churrascos americanos. As variações regionais são diversas, desde a composição até a apresentação. O repolho pode vir picado ou em cubinhos, dependendo da região, por exemplo.

Normalmente Coleslaw é consumido como acompanhamento de carnes grelhadas. Churrascos, hamburgueres e frango frito, são alguns de  seus parceiros constantes na terra de Tio Sam.

De qualquer maneira, Coleslaw é uma salada rápida, refrescante e saborosa. A receita que passarei aqui é apenas uma base para o que você quiser inventar depois. Adicionar mais ingredientes ao Coleslaw é um exercício de imaginação. Pimentões,  milho verde, ervilhas, ervas podem fazer parte desta salada tão versátil.

A opção de utilizar maionese ou não é sua. Você também pode utilizar Sour Cream (creme azedo) ao invés da maionese.

Repolho sempre me lembra culinária alemã. Como Coleslaw substitui chucrute à perfeição, porque não usá-lo acompanhando Bockwurst? Levemente cozida e depois grelhada, servida com mostarda escura, fica perfeito.

Coleslaw com Bockwurst – combinação perfeita

Outra maneira de saborear Coleslaw é em sanduíches. Aqui eu aproveitei a Bockwusrt e preparei com um pão preto. Você pode usar outros embutidos, defumados ou sobras de carne assada. Uma boa sugestão é utilizar Pastrami, a carne defumada americana.

Coleslaw em sanduíches – outra boa sugestão

Coleslaw é uma salada deliciosa. Tão simples e  rápida, que depois de experimentar a primeira vez, vai ficar frequente em seu repertório de cozinha.

Coleslaw

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 5 xícaras Repolho verde ou roxo picado
  • 2 unidades Cenoura ralada grossa
  • 1/4 de xícara Açúcar
  • 1/4 de xícara Vinagre de vinho branco
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • Até dar a cremosidade desejada Maionese
  • 1 unidade Maçã sem casca em cubinhos
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Aqueça uma panela com água até ferver. Junte o repolho e a cenoura e deixe por 2 minutos. Retire e coloque em um recipiente com água gelada.
  2. Em uma tigela, misture o açúcar, o sal, a pimenta, o vinagre, os cubos de maçã e o azeite e misture muito bem.
  3. Escorra o repolho e junte ao molho. Misture tudo muito bem. Vá adicionando maionese aos poucos, até obter a cremosidade que você deseja.
  4. Sirva frio.
  5. Veja abaixo duas sugestões para servir.
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Graziela disse:

    É maravilhoso e pelo geito e gostoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: