Pato com Polenta fácil

Antepasto de Berinjela e Alho Negro
15 de setembro de 2012
Fundo de Alcachofra com Pato
18 de setembro de 2012
Mostrar todos

Pense em um domingo maravilhoso. Amigos fantásticos, um belo pato na panela de ferro, inacreditáveis 32°C em Curitiba (isto ainda no inverno) e você ainda tem de pensar em preparar a outa metade do almoço: a polenta. E convenhamos, ficar mexendo polenta por 50 minutos não é a melhor coisa para se fazer em um domingo assim.

Claro que você não vai querer revezar esta função com seus amigos (apesar de ser perfeitamente aceitável cozinhar em grupo) e perder estes 50 minutos de bate papo legal. Daí, alguém lembra que é possível fazer polenta sem o exercício e as inevitáveis queimaduras da farinha pulando. Minha amiga Regina Maria (sempre presente aqui pelo OBA) salvou o dia e fez a polenta na panela de pressão. Fácil, rápido e sem esforços descomunais para um dia de sol.

O pato na panela recebeu sua companhia, uma polenta fácil e sem traumas.

Diluiu o fubá em caldo, mais um pouco de manteiga, tampou a panela de pressão e em meia hora você tem uma bela polenta cremosa pronta para ser devorada.

Pato com Polenta fácil

por 17 de setembro de 2012

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 50 minutes
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Tempere o pato com o alho picado,  sal e pimenta e deixe tomar sabor por 2 horas. Coloque em uma panela funda, junte as cebolas e a cenoura em pedaços e cozinhe por meia hora. A carne deve estar ainda firme. Descarte a cebola e a cenoura e reserve o caldo.

Aqueça uma panela grande e pesada (eu uso uma caçarola de ferro) e coloque o azeite. Junte o bacon e deixe fritar por 3 minutos. Retire e escorra em papel toalha.

Na mesma panela, refogue a cebola. Ponha o pato e deixe tomar um pouco de cor. Adicione os pimentões e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo constantemente. Junte os cogumelos e cozinhe por mais 3 minutos. Complete com o tomate e seu líquido  e um pouco do caldo de pato. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Vá colocando caldo, caso seque em demasia. Por último, junte o bacon crocante e o cheiro-verde. Misture bem.

Para a polenta, em uma panela de pressão de 4,5 litros, ponha caldo de pato até a altura dos parafusos (caso falte, complete com água). Verifique  o tempero e corrija, se necessário. Leve para aquecer e dissolva o fubá e a manteiga até começar a ferver. Tampe a panela e deixe na pressão por 20 minutos. Desligue e deixe toda a pressão sair antes de abrir para servir.

Sirva a polenta com o pato por cima. Caso queira, polvilhe queijo parmezão ralado na hora.

Print

Uma receita que é uma verdadeira “mão-na-roda”. E podem apostar, fica uma delícia. Só não contem para nenhum purista.

Este almoço, além de ter sido feito para pessoas que considero demais, teve outra motivação: festejar o visual novo de meu salão. Bem mais alegre, digno de seu propósito e das pessoas que o frequentam.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Muito legal essa receita de polenta na panela de pressão. Que ótimo poder fazer esse prato de uma maneira mais simples e rápida, não é mesmo? Além disso, a carne de pato dá um toque especial à receita. Fica delicioso e combina muito com uma tarde com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.