Para encerrar a semana dedicada ao macarrão, uma receita que merece ser preparada para quem se gosta. Preparada sem medo de ser feliz, com toda a fartura do mundo (quem sabe não dividam o mesmo prato?) e servida com um sorriso daqueles que só quem está gostando pode dar. Sim, este mesmo…
Acredito que toda primeira tentativa na cozinha comece geralmente por um macarrão. Uma receita decorada de algum livro, um tablet aberto na mesa ou vista em um dos muitos programas de televisão que falam de gastronomia em um dia distraído e aquela certeza que quem você gosta ficaria de queixo e coração caídos se você a surpreendesse com um jantar preparado por você mesmo.
Que poemas que nada, porque inventar rimas se tudo pode rimar com macarrão? E convenhamos que serenatas estão um tanto fora de moda. Um belo macarrão, o DVD da Dama e o Vagabundo na cena do beijo (existe beijo mais lindo no cinema?), um avental descolado (nada daqueles engraçadinhos…), um pouco de capricho e atenção e pronto, a descoberta que “fisgar pelo estômago” não era lorota.
Aí você vê os ingredientes desta receita e se apavora. Codorna, cogumelos….não poderia ser algo mais simples? Mas o que você esperava, um Miojo com Atum Enlatado? Lembre, tem de derrubar o queixo e o coração, nada muito fácil. Porém, leia a receita. Posso garantir que em um vídeo game, ela se enquadraria em um Level 3 de um jogo não tão escabroso.
Então, não tenha receio. Compre os ingredientes, coloque carinho no preparo, abra um sorriso e faça um jantar para quem você gosta. Depois, caso não tente, não adianta pensar: “puxa, se eu tivesse preparado aquele macarrão…”. A vida é breve demais para ter medo de momentos assim. E se nada der certo, nada mesmo, peça um Disque Qualquer Coisa e guarde este momento. Se for para ser, irão rir demais disto um dia. E viva o macarrão!
Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, comemorado amanhã e te inspirar mais ainda para preparar esta receita, a cena que comentei acima, o beijo da Dama e o Vagabundo. Às vezes, o que falta é uma bela macarronada.
https://www.youtube.com/watch?v=V_ViLVoBm5Y
Pappardelle com Codorna e Cogumelos
Ingredientes
- 250 g Macarrão Pappardelle
- 4 unidades Codornas
- 80 g Cogumelos Shitake em fatias
- 100 g Tomates italianos em lata e em cubos com um pouco de seu líquido
- 1 colher sopa Cebola picada
- 1 dente Alho picado
- 1/2 taça Vinho branco seco
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- 2 litros Caldo de galinha
- 4 raminhos Tomilho
Instruções
-
Cozinhe as codornas no caldo de frango (levemente salgado, se for caseiro) com 2 raminhos de tomilho até estarem macias. Retire e desfie duas.
-
Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho. Coloque a codorna desfiada e cozinhe por 2 minutos. Junte os cogumelos e deixe por mais 1 minuto. Coloque o vinho e os tomates com um pouco de seu caldo. Deixe evaporar metade do líquido, tempere com o sal e a pimenta e reserve.
-
Divida as outras duas codornas ao meio. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe as metades de codornas até dourarem.
-
Cozinhe o macarrão até estar al dente. Monte os dois pratos com o macarrão e arrume o molho e duas metades de codornas por cima da massa.