O OBA Gastronomia de hoje sobe um pouco a serra e retorna até Curitiba para trazer uma sugestão daquelas imperdíveis para um almoço de domingo em família. A Galinhada da Dona Ju, minha querida amiga Juslaine Gutierrez.
Existem diversas versões de Galinhadas, desde as mais simples (e mais gostosas) até as mais incrementadas. A da Ju faz parte das mais gostosas, sem frescuras e fricotes, como convém a uma boa Galinhada. O que mais importa aqui é a estirpe da ave, que deve ser necessariamente caipira, daquelas que “nem sabem atravessar a rua”, como me disse a própria Ju no dia que esta delícia foi servida.
O acompanhamento foi o mais tradicional para este prato, ao menos aqui no Paraná. Uma bela polenta cremosa, daquelas preparadas a duas mãos, em fogo lento e com caldo caseiro. No mais, uma saladinha de radite com bacon e seu domingo terá sabor do bairro que traduz bem este prato: Santa Felicidade.
[box type=question]O OBA Gastronomia e a Dona Ju, juntamente com meu amigo Ugo Gutierrez, estão firmando uma parceria que promete demais para 2015. Aguardem novidades. Comida da boa vem por aí![/box]
Galinhada da Dona Ju
Ingredientes
- 2 unidades Galinha caipira inteira cortada em pedaços
- 1 unidade grande Cebola picada
- 4 dentes Alho picado
- 3 folhinhas Louro
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- À gosto Cheiro-verde picado
- 3 colheres sopa Óleo de girassol
Instruções
-
Cozinhe os pedaços de galinha por 20 minutos (aproveite a água para o caldo). Em um caldeirão pesado, frite os pedaços no óleo até dourarem. Retire. No mesmo caldeirão, refogue o alho e a cebola até murcharem. Retorne os pedaços de frango e tempere com sal e pimenta. Coloque um pouco de água e o louro.
-
Cozinhe lentamente até estar macios, completando a água para o molho sempre que necessário. Quando estiver pronto, coloque o cheiro-verde e sirva com polenta cremosa.