Galinhada da Dona Ju

O OBA Gastronomia de hoje sobe um pouco a serra e retorna até Curitiba para trazer uma sugestão daquelas imperdíveis para um almoço de domingo em família. A Galinhada da Dona Ju, minha querida amiga Juslaine Gutierrez.

Galinhada

Existem diversas versões de Galinhadas, desde as mais simples (e mais gostosas) até as mais incrementadas. A da Ju faz parte das mais gostosas, sem frescuras e fricotes, como convém a uma boa Galinhada. O que mais importa aqui é a estirpe da ave, que deve ser necessariamente caipira, daquelas que “nem sabem atravessar a rua”, como me disse a própria Ju no dia que esta delícia foi servida.

Galinhada 2

O acompanhamento foi o mais tradicional para este prato, ao menos aqui no Paraná. Uma bela polenta cremosa, daquelas preparadas a duas mãos, em fogo lento e com caldo caseiro. No mais, uma saladinha de radite com bacon e seu domingo terá sabor do bairro que traduz bem este prato: Santa Felicidade.

[box type=question]O OBA Gastronomia e a Dona Ju, juntamente com meu amigo Ugo Gutierrez, estão firmando uma parceria que promete demais para 2015. Aguardem novidades. Comida da boa vem por aí![/box]

Eu e Juslaine Gutierrez

Galinhada da Dona Ju

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 2 hours
Tempo Total 2 hours 30 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidades Galinha caipira inteira cortada em pedaços
  • 1 unidade grande Cebola picada
  • 4 dentes Alho picado
  • 3 folhinhas Louro
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • À gosto Cheiro-verde picado
  • 3 colheres sopa Óleo de girassol

Instruções

  1. Cozinhe os pedaços de galinha por 20 minutos (aproveite a água para o caldo). Em um caldeirão pesado, frite os pedaços no óleo até dourarem. Retire. No mesmo caldeirão, refogue o alho e a cebola até murcharem. Retorne os pedaços de frango e tempere com sal e pimenta. Coloque um pouco de água e o louro.
  2. Cozinhe lentamente até estar macios, completando a água para o molho sempre que necessário. Quando estiver pronto, coloque o cheiro-verde e sirva com polenta cremosa.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu