Prato típico da Argélia, norte da África, o cuscuz (couscous em francês) tem seu primo brasileiro, como várias outras receitas da culinária mundial que sofreram adaptações por aqui. Em seu país de origem é um prato completo, feito com sêmola de trigo em grânulos, carne de vaca, aves, verduras ou frutos do mar e preparado em uma panela especial, a cuscuzeira. Aqui virou uma espécie de bolo de farinha de milho, os ingredientes escolhidos e azeite para dar liga.
Típico da região Sudeste do Brasil (onde é chamado Cuscuz Paulista) é tradicionalmente preparado com sardinha, palmito, cebola, temperos verdes, tomates, ervilhas e ovos, além da farinha de milho e do azeite. É servido como guarnição, compondo a mesa em um almoço trivial. Também pode fazer parte de um lanche ou um brunch, onde faz bonito apresentado em forminhas individuais.
O Cuscuz aceita uma enormidade de ingredientes, sendo um coringa no dia-a-dia na cozinha. A versão que trago para vocês é a minha preferida, com frango desfiado, ervilhas, milho verde, ovos, pimentões e os temperos normais, deixando o palmito, o tomate e a sardinha de fora. É um prato delicioso. Simples e rápido de preparar, cai bem em qualquer ocasião.
Cuscuz Caipira
Ingredientes
- 1/2 peito Frango desfiado
- 1/2 xícara Azeite
- 300 g Molho de tomate
- 1/2 xícara Azeitonas pretas picadas
- 1 lata escorrida Ervilhas
- 1 lata escorrido Milho verde
- 1/2 mais algumas tiras para decoração Pimentão picado
- 1 xícara Caldo de galinha use a água que cozinhou o peito
- 2 xícaras Farinha de milho
- 2 colheres sopa Farinha de mandioca
- 2 unidades 1 picado e 1 em rodelas Ovos
- À gosto Sal
Instruções
-
Aqueça uma panela grande e coloque o azeite. Refogue a cebola por 2 minutos. Junte o frango, as azeitonas, o milho verde, o ovo picado, as ervilhas, o pimentão, o molho de tomate e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere com o sal.
-
Coloque o caldo de galinha bem quente(use a água do cozimento do peito de frango) e as farinhas. Deixe cozinhar por mais 5 minutos mexendo sempre.
-
Enfeite o fundo da forma com as rodelas de ovos cozidos e tiras de pimentão. Coloque a massa, pressionando mais no começo e menos ao final. Desenforme e sirva morno ou frio.