Ainda explorando o livro À Table, com receitas da Brasserie Chez Clèment, de Paris, trago mais uma daquelas receitas que provam que gastronomia não se resume somente a pratos complicados. Ontem foi a vez dos Folhadinhos de Queijo Branco, Mel e Alecrim, uma entrada da mais pura simplicidade e que não faz feio em mesa sofisticada nenhuma. Hoje, mais uma receita para abrir sem receio qualquer evento: Carpaccio de Beterraba.
Começar um almoço ou jantar com um colorido destes já é prenúncio de alegria. Com dificuldade “zero”, a não ser um pouco de destreza com a faca para conseguir fatias finas da beterraba, este carpaccio pode ser servido como entrada de qualquer prato principal. Surpreenda seus convidados e ofereça mais esta maravilha do Chez Clément. Depois, é só esperar os elogios.
Carpaccio de Beterraba
Ingredientes
- 2 unidades Beterraba
- 1/2 unidade pequena Cebola roxa em tiras finíssimas
- 1 colher sopa Sal grosso
Vinagrete
- 2 colheres sopa Óleo de girassol
- 1 colher sobremesa Vinagre de vinho branco
- 1 colher sobremesa Mostarda de Dijon
- À gosto Flor de Sal de Guèrande
- Para decoração Ciboulette picada fina
Instruções
-
Lave bem as beterrabas. Embrulhe cada uma em papel alumínio com metade do sal grosso para cada. Leve para assar em forno preaquecido em 180° por 1 hora e meia. Espere esfriar e descasque. Corte em fatias bem finas.
-
Prepare o vinagrete: misture todos os ingredientes e bata bem com um fouet (batedor de arames) até emulsionar bem.
-
Arrume as fatias de beterraba em dois pratos, coloque a cebola e regue com o vinagrete. Espalhe a ciboulette e sirva.