Bacalhau Confitado em Azeite – Para abrilhantar sua Páscoa

Conchiglie com Espinafre e Gorgonzola
22 de março de 2016
Maria Chorona Cervejaria e Deck Bar – Porto Belo – SC
28 de março de 2016
Mostrar todos

O OBA Gastronomia traz, nestes poucos dias que antecedem a Páscoa, sugestões de pratos com bacalhau para você abrilhantar sua mesa. São receitas que já estiveram passeando por aqui, mas sempre bem vindas, principalmente nesta ocasião.

Das inúmeras maneiras de preparar bacalhau, especialmente em postas, confitar é a minha preferida. Postas de bacalhau cozidas em um bom azeite de oliva com ervas e alho são insuperáveis.

Bacalhau Confit

O preparo é simples demais e o resultado é uma posta de bacalhau suculenta, trazendo consigo o sabor do azeite, das ervas e do alho, mas sem mascarar o sabor do peixe. O bom de tudo isto é que você pode escolher as ervas de sua preferência. Pode usar louro, alecrim e tomilho, por exemplo, ou optar somente pelo tomilho, como eu fiz, sempre em conjunto com o alho. O único cuidado que você terá de tomar é com a temperatura do azeite, que não deve ultrapassar 60°C. Um termômetro de cozinha é bem vindo.

Bacalhau Confit 3

No mais, é servir as postas confitadas com a guarnição de sua preferência. Na receita de hoje, eu servi com aspargos e mini-pimentões grelhados, azeitonas pretas e batata palha.

Veja outras receitas com bacalhau.

Bacalhau Gomes de Sá

Bacalhau com Natas

Lombo de Bacalhau na Brasa

Arroz de Bacalhau

Bacalhau Confitado em Azeite

por 23 de março de 2016

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 20 minutes Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque  o azeite em uma panela. Adicione as ervas e o alho e aqueça até atingir 60°C. Mergulhe as postas de bacalhau e cozinhe por 20 minutos, sem deixar a temperatura ultrapassar os 60°.

Retire e sirva com a guarnição escolhida.

Bacalhau Confit 1

 

Print
Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: