Como comentei ontem, no próximo dia 25 será comemorado o Dia Mundial do Macarrão. A data foi instituída no ano de 1995 em Roma, quando fabricantes de macarrão se reuniram para o primeiro Congresso Mundial de Pasta. O OBA Gastronomia não poderia ficar de fora desta festa para tão importante alimento. Esta semana publicaremos algumas receitas de macarrão para que você se empolgue e festeje também.

Orechiette com brocolis

Não poderíamos começar com sugestão melhor. Orecchiette com Brócolis (Orecchiette com I Broccoli, no idioma italiano) é uma das melhores receitas que conheço com macarrão, a começar pelo formato da massa. O orecchiette (orelhinha para nós), típico da região de Puglia, é perfeito para ser servido com vegetais cortados em pedaços pequenos, formando um belo conjunto.

Orechiette com brocolis 1

Esta receita é famosa no mundo inteiro. Quando vocês prepararem saberão a razão. Os sabores são incríveis. Servida com uma carne assada em um almoço de domingo é de tirar um sorriso até da pessoa mais turrona. Vale a pena preparar.

[box type=info]Dá-se o nome de zester à camada fina externa da casca de cítricos, como laranja e limão. Existe um ralador próprio para retirar. Pode ser usado também um ralador de queijos, na parte fina. Nenhuma parte branca da fruta pode ser ralada junto.[/box]

Orecchiette com Brócolis

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Macarrão Orecchiette
  • 2 cabeças Brócolis
  • 4 dentes bem picados Alho
  • 8 filézinhos Anchova em conserva
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • 3 colheres sopa Manteiga
  • 1 xícara Queijo Parmesão ralado na hora
  • À gosto Zester raspas da casca de limão
  • 2 pitadas Pimenta Calabresa
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Aqueça água salgada em uma panela grande e cozinhe o macarrão até estar al dente. Escorra (reservando um pouco da água do cozimento).
  2. Corte as flores dos brócolis em pedaços pequenos. Aqueça uma panela média com água salgada até a fervura. Coloque o brócolis e deixe cozinhar por 3 minutos. Escorra e coloque em água fria.
  3. Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite e 2 colheres (sopa) de manteiga. Deixe derreter e ponha o alho, cozinhando sem parar de mexer por 1 minuto. Adicione os filés de anchova e deixe mais 1 minuto, apertando-os contra o fundo da panela com a colher.
  4. Junte o brócolis e a pimenta. Deixe refogar por 2 minutos, mexendo para que todos os elementos se incorporem. Tempere com o sal, junte o macarrão e, se achar necessário, um pouco da água de cozimento da massa. Deixe por 1 minuto e junte 1 colher de manteiga e um pouco de queijo ralado. Misture tudo muito bem.
  5. Sirva o macarrão com zester de limão e mais queijo ralado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.