Pizza Portuguesa

Cozido – Comida de Mãe
23 de Maio de 2013
Manjar de Coco – Regina Franco
27 de Maio de 2013
Mostrar todos

Com relação a pizzas, sempre tive uma certeza: se fizerem uma enquete da preferência brasileira em sabores, a Portuguesa estará entre as cinco primeiras. Não tenho dúvida disto. Difícil quem não se renda a esta mistura perfeita de ingredientes.

Presunto, cebola, ovos, azeitonas e queijo formam um quinteto imbatível no quesito Eu gosto. Claro que pode sempre existir alguma pessoa mais reticente, mais arredia a sabores mais pronunciados. Alguém que não curta cebola, por exemplo. Para isto hoje dividem pizzas em vários sabores,  evitando uma discussão boba sobre estas coisas pequenas e evitando que você peça uma Portuguesa sozinho (não que seja um pecado).

Pizza Portuguesa

Pizza Portuguesa é daquelas coisas que une casais. Quem sabe a alegria em descobrir que seu par também adora, sabe do que falo. Chegar em uma pizzaria e pedir uma pizza meia Portuguesa e meia também não tem preço. No mais, é abusar do azeite de oliva e sorrir com cara de satisfeito para outro rosto satisfeito.

Fazer pizza em casa é uma das melhores coisas que conheço. Trabalhar a massa, abrir o disco e rechear ao seu gosto, exagerando e economizando no que mais lhe agrada ou não, é um prazer inarrável. Quando pensei em preparar esta pizza para o OBA, pensei em incrementar um pouco mais. Usar presunto cru, por exemplo ou um embutido português, como uma boa Alheira. Fui gentilmente demovido desta ideia com o argumento lógico de que Portuguesa é Portuguesa, e pronto.

Pizza Portuguesa 2

Assim, esta pizza foi preparada como encontramos na maioria das pizzarias curitibanas. Único senão (este por minha conta e teimosia) foi a inclusão de um pouco de pimentão amarelo em cubinhos, que espero que seja perdoado.

Passarei a receita com quantidades aproximadas. Você decide o quanto colocar de cada ingrediente. A receita da massa para pizza, esta sim está com quantidades exatas.

Pizza Portuguesa

por 24 de Maio de 2013

Ingredientes

Modo de Preparo

MASSA

Em uma tigela funda, coloque a farinha de trigo e misture o azeite. Dissolva o fermento na água morna e junte à mistura de farinha e azeite. Misture tudo com uma colher de pau. Use as mãos, até obter uma massa um pouco pegajosa. Molde uma bola com a massa, cubra e deixe descansar por 30 minutos até crescer.

Retire e trabalhe um pouco a massa com as mãos em uma superfície enfarinhada.  Divida ao meio e amasse ligeiramente cada metade, até formar dois círculos.

MONTAGEM DA PIZZA

Em um dos círculos, passe o molho de tomate. Cubra com o queijo ralado, o presunto, a cebola, o ovo e as azeitonas. Coloque em uma forma para pizza e leve ao forno pré-aquecido em 280 graus e asse por 20 minutos. Sirva quente, regada com azeite de oliva sem parcimônia.

Pizza Portuguesa 1

Print

Esta para mim é a melhor pizza que existe. A que mais eu gosto de saborear, mesmo com a quantidade absurda de sabores que encontramos hoje. Uma pizza para dividir com quem gostamos, se esta pessoa tiver o mesmo gosto, claro. Se tiver, o céu estará perto.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *