Pão de Férias (Crianças na cozinha)

Editorial de Janeiro – 2013
31 de janeiro de 2013
A generosidade do Peixe na Telha – Penha – SC
2 de fevereiro de 2013
Mostrar todos

Pão

Férias escolares quase acabando e crianças ansiosas. Algumas mais, outras menos, claro. O primeiro dia  do ano na escola é sempre um acontecimento, assim como o último. Difícil escolher qual o melhor.

Depois de terem feito todas as bagunças possíveis e impossíveis, bagunçar na cozinha é uma coisa deliciosa, tanto para os pequenos, como para os grandes. Incutir amor pela comida desde cedo é ensinar a respeitar o alimento de uma forma divertida e saudável, além de incentivar o trabalho feito em equipe.

Um dos melhores alimentos para crianças prepararem é o pão. A mágica que envolve todo o processo encanta a meninada. Ver uma massa pegajosa transformar-se em pão é uma coisa inesquecível. Saber que eles prepararam tudo, não tem preço.

Nada de pães complicados, recheados, com várias etapas de crescimento, massas integrais e por aí afora. A receita deve ser simples, de maneira que a criança não se entedie e no final coma uma bela fatia coberta com o que quiserem, se bem que existem coisas que são unanimidades para elas.

Pão com Nutella

Esta receita é quase infalível. Ingredientes batidos no liquidificador e misturados a farinha, processo que deve ser deixado para os pequenos. Sovar é um exercício que elas irão adorar, pode apostar nisto.

Ao final, na hora de moldar os pães, deixe a criatividade mandar. Monstros, animais, fantasmas e outros seres animados e inanimados sairão das mãos pequenas. Em época de Walking Dead e seus Zumbis, você poderá até se surpreender. Deixando uns 2 pães com cara de pão, o resto está valendo. O que importa é todo o lado lúdico da preparação.

Pão com crianças

por 1 de fevereiro de 2013

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 1h 30 min
  • Porções : 3 pães

Ingredientes

Modo de Preparo

Dissolva o  fermento no leite. Ponha todos os ingredientes (menos a farinha) e bata no liquidificador.

Em uma bancada de trabalho, faça um monte com a farinha com um buraco no meio. Derrame a mistura líquida aos poucos no buraco e vá formando a massa, adicionando mais farinha, se for preciso. Depois de pronta, faça uma bola, cubra e deixe crescer (1 hora, mais ou menos) em local abrigado.

Volte a massa para a bancada de trabalho e sove, esticando e dobrando, por uns 10 minutos. Divida a massa em 3 pedaços e deixe a criançada montar os pães.

Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 25 minutos. Retire, deixe esfriar e sirva.

Pão 1

 

Print

Será um dia que as crianças levarão para sempre. Um dia inesquecível para estas pessoas que são a razão de ser de todos nossos dias.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.