Recebi de presente de meu irmão um livro de comida mexicana, trazido de lá mesmo. Um belo e útil recuerdo.

Chiles rellenos livro

Com uma das culinárias mais ricas do mundo, o México possui receitas apreciadas em todos os cantos. Este livro é uma compilação das receitas mais tradicionais deste país. Dividido em capítulos, o livro é um convite a experimentar esta cozinha tão rica.

A primeira receita que preparei é um ícone da gastronomia mexicana. Chiles rellenos de queso, pimentas recheadas com queijo. Esta especialidade mexicana consiste em pimentas suaves recheadas com queijo (normalmente o cheddar), empanadas e depois fritas. Devem ficar crocante por fora e com o queijo derretido dentro.

Chiles rellenos

A combinação da pimenta com o queijo é maravilhosa. O queijo derretido por dentro atenua a ardência. Um aperitivo perfeito para um almoço de domingo. A pimenta que usei foi a Jalapeño, boa para quem gosta de sabores mais fortes.

O jalapeño ou pimenta-jalapenho é uma variedade média-grande de Capsicum annuum originária do México, valorizada pela sua calorosa ardência na degustação. Quando madura, a pimenta tem entre 5 e 9 cm de comprimento e é habitualmente vendida quando ainda verde.

O nome veio da cidade de Xalapa, México, onde era produzida. A pimenta-jalapenho é conhecida por diferentes nomes em todo México, como pimenta-domingo, huachinango, e pimenta-gorda. Crescem em vagens grossas, em um período de 80 dias. A planta cresce até 3 metros de altura. Um único exemplar da planta pode ter 35 vagens.

Conforme o tempo, o crescimento chega ao fim, e as pimentas ficam vermelhas. O mercado atual as vende ainda verdes; as vermelhas têm pouca venda. (Wikipedia)

Na receita que preparei, utilizei queijo de cabra. Você pode utilizar um de sua preferência, como mussarela, prato, ementhal ou outro.

Esta receita também recebe o nome de Jalapeño Popper.

Chiles Rellenos de Queso

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 4 unidades com 5 cm de comprimento Pimenta Jalapeño verde
  • 3 unidades gemas e claras separadas Ovos
  • 50 g Queijo de cabra
  • Quantidade para empanar Farinha de trigo
  • À gosto Sal
  • Suficiente para fritar Óleo de girassol

Instruções

  1. Abra as pimentas com um corte longitudinal, apenas de um lado. Com o auxílio de uma colherinha, raspe todas as sementes e a película branca. Recheie com o queijo e reserve.
  2. Bata as claras dos dois ovos até o ponto de neve. Misture as gemas de outros dois  devagar e tempere com sal. Reserve a clara do terceiro ovo.
  3. Aqueça o óleo (suficiente para cobrir as pimentas) em uma frigideira funda. Passe os pimentões na clara reservada e depois na farinha de trigo. Mergulhe na mistura de claras e gemas, envolvendo bem a pimenta  e frite até dourar.
  4. Deixe escorrer em papel toalha e sirva como aperitivo, ainda quente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Hmmm… quando vou comer comida mexicana, adorooooo o bolinho de jalapeño!!! Só que não é queijo derretido, é cream cheese, ou acho que seja hahahaha

    :*

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu