Panquecas (Crêpes)

Figo e uma saladinha
29 de janeiro de 2013
Editorial de Janeiro – 2013
31 de janeiro de 2013
Mostrar todos

Panqueca é um daqueles pratos que não existe quem não goste. Um prato que nos acompanha desde a infância, panquecas podem receber vários recheios salgados e doces. Na França são chamadas de crêpes e são feitas com massa muito leve e fina.

Panqueca 4

Fazer panquecas não requer habilidades exageradas, apesar de muita gente não sentir segurança ao prepará-las. Uma boa ideia é adquirir uma frigideira só para panquecas. As frigideiras que os Chefs franceses usam são de ferro fundido, pois conduzem o calor de maneira uniforme. Você pode usar uma antiaderente. Deve medir 22 cm de diâmetro e ser bem rasa.

Panquecas tem um cozimento rápido. Devem ser viradas rapidamente. Você pode utilizar uma espátula ou praticar um pouco, para fazer a panqueca dar uma cambalhota no ar, o que garante uma diversão a mais.

Panqueca

Panquecas podem ser apresentadas de maneiras diferentes. No Brasil, estamos acostumados a servi-las enroladas, chamadas cigarettes na França, onde também aparece dobrada na forma quadrada (panequets) e em leques (fans).

Uma boa dica ao enrolar panquecas é fechar as laterais, para o recheio não sair. Isto pode ser feito de maneira bem simples, como demonstrado aqui.

Após rechear, dar uma volta, dobrar as laterais e enrolar até o fim

Após rechear, dar uma volta, dobrar as laterais e enrolar até o fim

Como explicado, panquecas recebem vários recheios, desde cremes doces ou salgados, geleias, carne, frutos do mar, legumes, entre outros. Quando preparo para consumo em casa, utilizo o que mais audiência dá por aqui: carne moída. Faço um refogado de carne, cebola e alho picados e incremento com azeitonas pretas picadas, ovo cozido, cheiro-verde e um toque de molho inglês. O mesmo recheio que uso para pastéis de carne.

Panqueca recheio

Depois de pronto, você pode cobrir com um molho de sua preferência (que combine com o recheio, claro) e até gratiná-las, mas eu particularmente gosto de devorar panquecas assim, sem nada por cima. Uma questão de gosto apenas.

Panquecas - Crêpes

por 30 de janeiro de 2013

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 12 panquecas

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e processe. Deixe repousar por 30 minutos em refrigerador. Processe novamente antes de usar.

Em uma frigideira própria para panquecas, coloque uma bolinha de manteiga e aqueça em fogo médio até formar espuma. Descarte o excesso da manteiga. Com o auxílio de uma concha, despeje a massa, começando pelo centro. Incline a frigideira para espalhar bem e chegar nas bordas. Se necessário, junte mais um pouco de massa.

Deixe fritar por 1 minuto, até formar bolhas. Vire com o auxílio de uma espátula (ou fazendo malabarismo). Frite por 30 segundos e retire. Repita a operação até toda a massa acabar.

Panqueca 1

Print

Poucas coisas dão tanto prazer do que ter uma pilha de panquecas em sua frente, esperando para serem devoradas. Quem já fez, sabe do que falo.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: