Esfiha Aberta de Carne

Esfiha é uma das especialidades árabes mais apreciadas entre os brasileiros. Tanto a aberta quanto a fechada entram no rol das queridinhas em restaurantes especializados, sendo a fechada encontrada em quase todas as lanchonetes brasileiras.

A esfiha aberta é um pouco mais recente. Começou a aparecer aqui por Curitiba na década de 80, quando restaurantes especializados abriram oferecendo-as em dezenas de sabores. Foi uma febre. As casas faziam filas só para o pessoal se entupir com tudo que é sabor das redondinhas.

A receita que passarei aqui é a mais tradicional, carne com temperos árabes. É uma receita que peguei de um dos livros que pesquiso quando o tema é o Oriente: Cozinha Árabe, de Adélia Salem Gabriel. Um livro imperdível.

Esfihas 1

Claro que você pode criar seus sabores. Nas fotos você verá, além da de carne, uma de escarola com queijo e outra de ricota e zattar. Duas sugestões para você arrasar em uma almoço com sabores de terras distantes.

Vale dizer que esfiha de carne é tradicionalmente servida com coalhada fresca, mas foi um costume que não fez muito sucesso por aqui. Fica a seu critério.

* Logo que publiquei a receita, minha querida amiga Regina Franco falou comigo e me contou seu jeito de fazer esfihas (coincidentemente estava preparando bem na hora). Quero dividir com nossos leitores mais esta forma de preparo. Boas ideias são sempre bem vindas.

[box type=question]“Só estou falando para vc…Mas a massa eu fiz assim: fiz a massa; deixei crescer 40 minutos; estiquei e cortei em círculos; deixei crescer mais 15 minutos. Aí, só aperta os círculos e fica o formato, com a bordinha, bem fácil. A carne foi crua. Deixei no tempero, com limão. Aí ficou “curtida”…ficaram lindas, todas iguais….Achei o máximo…srsrssrs”[/box]

Esfiha Aberta de Carne

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 45 minutes
Porções 20 esfihas

Ingredientes

  • 4 xícaras Farinha de trigo
  • 1 tablete Fermento biológico
  • 1 colher chá Açúcar
  • 1 colher chá Sal
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1 colher sopa Banha de porco
  • 200 ml Leite frio
  • 1 colher sobremesa Azeite

RECHEIO

  • 500 g Carne moída Patinho
  • 2 unidades Cebola em cubinhos
  • 2 unidades Tomate em cubinhos sem pele e semente
  • À gosto Pimenta síria sal e limão
  • 1 colher sopa Manteiga

Instruções

MASSA

  1. Desmanche o fermento em um pouco de leite morno e açúcar. Peneire a farinha para uma tigela funda e abra um buraco no centro. Coloque todos os ingredientes, incluindo o fermento diluído, e amasse até ficar macia e não grudar mais nas mãos.
  2. Cubra e deixe descansar por 2 horas.

RECHEIO

  1. Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Junte a cebola e cozinhe por 1 minuto. Adicione a carne e o tomate e refogue até tomar cor. Tempere com o sal, a pimenta e o limão.

MONTAGEM

  1. Com a massa, forme bolinhas do tamanho de uma noz. Unte uma forma e abra as bolinhas diretamente nela, formando discos de 10 cm de diâmetro, com as bordas ligeiramente mais espessas.
  2. Espalhe o recheio por cima. Leve ao forno bem quente e deixe até a massa dourar. Sirva ainda quente. Se quiser, com coalhada fresca.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu