Esta é uma semana triste para os amantes de caranguejos aqui no Paraná. É a última antes do defeso, onde a captura é proibida até a próxima temporada, que reinicia somente no dia 1 de dezembro. Para não ficar completamente órfão, sempre que faço caranguejada por aqui reservo alguns, retiro a carne e congelo. Dá um trabalho bom, mas as coisas que você pode preparar com a carne compensam. Desde a tradicional maionese, passando por risotos, salpicão e claro, croquetes.
Estes bolinhos crocantes e de preparo rápido são perfeitos para servir em uma reunião entre amigos, jogando conversa fora e degustando uma bela cerveja gelada. O segredo deste está em usar Farinha Panko, a farinha de rosca japonesa. O resultado é um crocante maravilhoso. Vale a pena você procurar, senão use a normal.
[box type=info]Panko é a palavra japonesa para migalhas de pão ou farinha de pão, ela é mais leve, e mais crocante que a versão tradicional ocidental de farinha de rosca. A farinha panko pode ser usada de qualquer modo que a farinha de rosca seria usada, particularmente para empanar carnes e peixes. (e-How Brasil)[/box]
Croquetes de Caranguejo
Ingredientes
- 200 g Carne de caranguejo desfiada
- 1/2 unidade médio Pimentão amarelo ou vermelho picado
- 1/2 unidade pequena Cebola picada
- 2 colheres sopa Cheiro-verde (salsinha e cebolinha) picado
- 1 colher sopa Mostarda de Dijon
- 1 colher chá Molho inglês
- 50 g Farelo de pão adormecido
- 1 unidade Ovo
- Suficiente para empanar Farinha Panko ou farinha de rosca normal
- À gosto Sal
- 1/2 xícara Óleo de girassol
Instruções
-
Misture todos os ingredientes (menos a Farinha Panko). Monte bolinhos com o auxílio de 2 colheres e empane na Farinha Panko. Leve para o freezer e deixe por 15 minutos.
-
Aqueça o azeite em uma frigideira funda e frite os bolinhos em fogo médio, até que dourem de todos os lados. Retire e escorra em papel toalha. Sirva com limão e molho de pimenta.
parabéns , gostaria de receber seu e-mail com dicas para o dia
Olá, Carlos
Obrigado pelos elogios. Para receber nossas receitas, assine nossa news letter, no final da página.
Um abraço!