Salada Florida de Trevinho com Molho de Mel de Mandaçaia

O trevinho de jardim, aquela erva daninha tão menosprezada e que é quase impossível acabar, quem diria, é a estrela da receita do OBA Gastronomia de hoje.

Trevinho de jardim

Utilizado como forragem para gado, o trevinho é realmente uma planta difícil de acabar. Propaga-se com facilidade em jardins e vasos, surgindo como do nada. É uma folha apreciada demais por coelhos (espertos coelhos). Muitos de vocês já devem ter provado, principalmente quando criança, quando mastigar um trevinho e sentir seu sabor suavemente ardido era coisa corriqueira.

A salada que proponho hoje bem que podia se chamar “Salada de Quintal”, devido aos ingredientes que utilizei. Além do nosso amigo trevo, tomates cerejas, cogumelos, alface e flores comestíveis compõe a receita, lembrando um belo jardim daqueles de desenhos, de filmes de infância. O molho tinha de ir no mesmo caminho. Para isto, nada melhor algum que leve mel, o Mel de Mandaçaia, uma das abelhas sem ferrão da Mata Atlântica que tem chamado a atenção do mundo gourmet.

Salada de TrevinhoEsta é uma salada para ser servida em datas especiais, apesar de toda a simplicidade e brejeirice do trevinho de quintal. Vale a pena colher alguns antes de passar a enxada e ter de esperar a sua volta.

Salada de Trevinho 1

Salada de Trevinho com Molho de Mel de Mandaçaia

Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 12 ou 16 unidades Trevinho de jardim
  • 4 folhas Alface americana rasgada
  • 4 buquês pequenos Cogumelo Shimeji cru
  • 12 ou 16 unidades Flores comestíveis
  • 8 unidades cortadas ao meio Tomate cereja Sweet

MOLHO

  • 1 colher sobremesa Mel de Mandaçaia (ou outro)
  • 1 colher sobremesa Mostarda de Dijon
  • 2 colheres sopa Iogurte desnatado
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Higienize todos os ingredientes da salada e arrume em duas tigelas pequenas.
  2. Misture todos os ingredientes do molho e bata bem com um fouet (batedor de arames). Sirva a salada com o molho à parte.
  3. *Eu servi um bastonete de queijo provolone com a salada. Para preparar, aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe queijo provolone ralado em uma linha. Deixe dourar e vire com uma espátula. Retire e espere esfriar.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu