Salada Florida de Trevinho com Molho de Mel de Mandaçaia

Uma lembrança da Itália
25 de fevereiro de 2015
Cozinhas que Brilham aos Olhos
26 de fevereiro de 2015
Mostrar todos

O trevinho de jardim, aquela erva daninha tão menosprezada e que é quase impossível acabar, quem diria, é a estrela da receita do OBA Gastronomia de hoje.

Trevinho de jardim

Utilizado como forragem para gado, o trevinho é realmente uma planta difícil de acabar. Propaga-se com facilidade em jardins e vasos, surgindo como do nada. É uma folha apreciada demais por coelhos (espertos coelhos). Muitos de vocês já devem ter provado, principalmente quando criança, quando mastigar um trevinho e sentir seu sabor suavemente ardido era coisa corriqueira.

A salada que proponho hoje bem que podia se chamar “Salada de Quintal”, devido aos ingredientes que utilizei. Além do nosso amigo trevo, tomates cerejas, cogumelos, alface e flores comestíveis compõe a receita, lembrando um belo jardim daqueles de desenhos, de filmes de infância. O molho tinha de ir no mesmo caminho. Para isto, nada melhor algum que leve mel, o Mel de Mandaçaia, uma das abelhas sem ferrão da Mata Atlântica que tem chamado a atenção do mundo gourmet.

Salada de TrevinhoEsta é uma salada para ser servida em datas especiais, apesar de toda a simplicidade e brejeirice do trevinho de quintal. Vale a pena colher alguns antes de passar a enxada e ter de esperar a sua volta.

Salada de Trevinho com Molho de Mel de Mandaçaia

por 25 de fevereiro de 2015

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Higienize todos os ingredientes da salada e arrume em duas tigelas pequenas.

Misture todos os ingredientes do molho e bata bem com um fouet (batedor de arames). Sirva a salada com o molho à parte.

*Eu servi um bastonete de queijo provolone com a salada. Para preparar, aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe queijo provolone ralado em uma linha. Deixe dourar e vire com uma espátula. Retire e espere esfriar.

Salada de Trevinho 2

Print

Salada de Trevinho 1

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.