Sou fã incondicional de conservas. Adoro abrir um evento mais informal, como um churrasco, oferecendo uma boa seleção de conservas. Quando encontro ingredientes que são usuais para prepará-las, não resisto e enquanto não vejo o vidro descansando e esperando o momento de ser aberto, não sossego. Foi assim com estas mini batatas.
Mini batatas são perfeitas para serem colocadas em conserva. Além de ficarem com um sabor e textura bons demais, o tamanho permite comer cada batatinha em uma abocanhada. A receita que passarei aqui é só uma sugestão. Conservas aceitam uma infinidade de ingredientes, desde ervas frescas até especiarias mais exóticas. Deixo a criação de uma combinação de sabores com a imaginação de vocês ou seguirem a receita que enfeita o OBA de hoje. No mais, é abrir o vidro antes da linguiça ser servida e esperar os elogios.
Conserva de Mini-Batatas
Ingredientes
- 1 Kg Mini batatas
- 1 cabeça Alho
- 2 folhinhas Louro
- 3 unidades Pimenta Dedo-de-Moça
- 10 unidades Pimenta em grãos
- 3 raminhos Tomilho fresco
- 1 raminho Alecrim fresco
- 1 unidade média Cebola roxa em tirinhas
- 250 ml Azeite de oliva
- 150 ml Vinagre de vinho tinto
- À gosto Sal
Instruções
-
Lave bem as batatas, faça pequenos furos nelas com um garfinho e leve para cozinhar em água salgada . Não deixe cozinhar em demasia. Elas devem estar firmes ainda.
-
Retire uma fatia da cabeça do alho, como se fosse uma tampa. Arrume os ingredientes em um pote de vidro bem lavado e coloque o vinagre. Complete com o azeite, cobrindo bem todos os ingredientes.
-
Deixe em geladeira por 10 dias no mínimo, antes de consumir. Durante este tempo, vire o vidro algumas vezes para os sabores se misturarem,
-
Sirva como entrada ou acompanhando um bom bate-papo regado à cerveja.