Pancetta é um toucinho italiano, apenas curado em sal e especiarias, não defumado, vendido enrolado sobre si mesmo na forma de um grosso salame. É muito utilizado na culinária da Itália, na elaboração de molhos, com carnes e vegetais. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Pancetta

A pancetta industrializada pode vir na forma de rolo ou plana, com toda a gordura de um só lado. Na Itália e Espanha a pancetta caseira ainda costuma ser produzida e consumida em grande escala. É servida em fatias finas, quando é consumida sozinha, porém também é utilizada para dar sabor a outros pratos, especialmente molhos paramassas. Receitas como o sugo all’amatriciana a utilizam como substituto para o guanciale, que é difícil de ser encontrado fora da Itália. (Wikipedia)

Sou fã de pancetta. O sabor que ela agrega aos alimentos é delicioso. Pensando nisto, resolvi usá-la em um sanduíche tradicional aqui de Curitiba, o Ambulante, que nada mais é que pão d’água, comum por aqui,  com escalopes de carne (normalmente mignon) e queijo derretido.

Pancetta - Sanduíche

Claro que existem variações do Ambulante. Ovo frito, salada, cheiro-verde são os mais encontrados por aqui. A pancetta deu um toque todo especial a este sanduíche, que vale por um almoço. Vale a pena experimentar.

Ambulante com Pancetta

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 unidade Pão d'água ou francês
  • 2 escalopes 200 g no total Mignon
  • 3 fatias Queijo muçarela
  • 2 fatias Pancetta
  • 4 fatias Tomate
  • 2 folhas rasgadas sem o talo Alface
  • À gosto Maionese
  • 1 fio Óleo de girassol
  • 1 colher chá Manteiga
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Grelhe as fatias de pancetta em sua própria gordura em uma frigideira antiaderente até dourarem. Retire e deixe escorrer em papel toalha.
  2. Aqueça uma panela de ferro e coloque o azeite e a manteiga. Tempere os escalopes de mignon com o sal e grelhe por 2 minutos, temperando com a pimenta. Vire e deixe por mais 2 minutos. Coloque as fatias de queijo dobradas em cima da carne e cubra com uma tampa de panela. O vapor irá derreter o queijo rapidamente.
  3. Monte o sanduíche com a maionese, as folhas de alface, a carne com o queijo e a pancetta por cima.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.