Segunda feira é aquele dia que, antes de pensarmos no almoço, olhamos para as sobras de domingo e ficamos matutando em como dar uma modificada sem ter de se quebrar com o fogão. É o dia de invocar Lavoisier, onde nada se perde e tudo se transforma. Prato comum no almoço dominical de muita gente, o purê de batatas tem um destino quase lógico: virar croquete.
Croquetes (ou bolinhos, como preferir) são os reis do reaproveitamento. Quase tudo pode virar croquete. O bom disto é que não conheço quem não goste de um bolinho crocante por fora e macio por dentro, seja ele solitário ou seja acompanhando um prato mais rebuscadinho. E sem perder a pose.
Esta é uma receita bem básica de croquetes de batata. Você pode incrementar mais, claro. Uma rápida olhada na geladeira e tenho certeza que outras ideias surgirão. Quem sabe usar aquele espinafre esquecido lá no fundo da gaveta?
Croquetes de Batata
Ingredientes
- 750 g Batatas ou sobra de purê
- 80 g Bacon em pedacinhos
- 60 g Queijo Parmesão ralado
- 3 unidades Gemas de ovos
- 2 colheres sopa Salsinha picada
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1 colher sopa Farinha de trigo
- 400 g Farinha de rosca
- Suficiente para fritar Óleo de girassol
Instruções
-
Caso não tenha sobra de purê, cozinhe as batatas até estarem macias. Passe pelo espremedor para transformar em purê. Frite os pedacinhos de bacon até estarem crocantes. Escorra em papel toalha. Junte todos os ingredientes (menos a farinha de rosca) ao purê de batatas, misturando bem. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo.
-
Molde bolas com as mãos e passe na farinha de rosca. Faça as bolas de acordo com o seu uso. Se for para petiscos, bolas pequenas, e maiores se usar como guarnição.
-
Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Frite os bolinhos até dourarem. Deixe escorrer em papel toalha e sirva.
-