O dia era 11 de junho de 1889. O rei Umberto I da Itália e sua mulher Margarida de Savoia visitavam a cidade de Nápoles. A rainha, mulher de fino gosto e exigente, expressou o desejo de experimentar alguma especialidade local. Na cozinha real, o Pizzaiolo Raffaele Esposito criou uma nova variação da Pizza Marinara comum.

A Pizza Marinara, feita com alho, orégano e azeite era popular principalmente entre os pescadores, que voltavam à praia no início da manhã após uma noite no mar.

Raffaele considerou aquela simples de alho imprópria e escolheu ingredientes representantes das cores nacionais: verde (manjericão), branco (muçarela) e vermelho (tomate). Para puxar ainda mais a sardinha para seu lado, deu o nome de Pizza Margherita, em homenagem à rainha.

Pizza Margheritta

Claro que ela ficou toda faceira. Tanto é que Raffaelle foi nomeado Fornitore della Real Casa, ou seja, Provedor da Casa Real. E a Margherita, não a rainha, mas a pizza, hoje é conhecida no mundo inteiro. Para se ter uma ideia da sua importância para a cidade de Nápoles, a Pizzeria Da Michele, uma das mais antigas da cidade, até hoje só serve pizzas Margherita e Marinara. Pelo menos até que outra rainha apareça por lá…

No mês que a Pizza Margherita comemora seus 125 anos, fica a homenagem do OBA Gastronomia à uma das receitas mais simples e incríveis já concebidas. Vale a pena festejar em volta de uma redonda como esta.

Pizza Margherita

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 1 unidade Disco de pizza caseiro*
  • 1 colher sopa - (mais um pouco para untar) Azeite de oliva extravirgem
  • 1 unidade pequena Cebola em cubinhos
  • 100 g em cubinhos Tomates italianos em lata
  • 20 g Molho de tomate
  • 100 g Queijo muçarela ralado
  • 6 unidades cortadas ao meio Muçarela de búfala em bolinhas
  • 1 colher chá Orégano
  • 10 / 15 Folhas de manjericão
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 unidade em fatias Tomate

Instruções

  1. Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Junte os cubos de tomate e o molho, tempere com o sal e a pimenta e cozinhe em fogo lento por 20 minutos. Preaqueça o forno em 225°.
  2. Passe o molho de tomate no disco de pizza. Espalhe a muçarela ralada. Arrume as fatias de tomate por cima e distribua a muçarela de búfala. Polvilhe o orégano e leve para assar por 20 minutos.
  3. Retire do forno, guarneça com as folhas de manjericão e sirva imediatamente,  regada com azeite de oliva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.