Polenta com Cogumelos e Queijo Fontina

Polenta é um ingrediente que te dá várias opções de combinações. Cremosa, brustolada, assada, de todas as maneiras a polenta agrada a todos. Por fazer parte da alimentação diária de algumas regiões da Itália, o receituário com polenta é bastante vasto.

Polente com cogumelos 2

Esta receita que trago para vocês hoje é uma de minhas preferidas. Eu a uso como entrada, mas você pode preparar como um prato principal ou uma guarnição mais incrementada. Deliciosamente brustolada e guarnecida com um duo de cogumelos Shitake e Shimeji, para depois receber queijo Fontina e ser levada para gratinar, é de comer rezando.

Polenta com cogumelos

Você pode utilizar polenta comprada pronta. Hoje tem diversas opções no mercado, inclusive italianas, com uma qualidade bem boa. Claro que se preparar a polenta em casa o resultado será melhor. Fica a seu critério e disponibilidade de tempo. O importante é experimentar. Se for fazer em casa, pode preparar a polenta com um dia de antecedência.

[box type=info]Fontina é um queijo de origem italiana. O queijo Fontina derrete-se facilmente quando colocado sobre algo quente, à semelhança do queijo Mozzarella. O seu sabor é suave e a sua consistência é macia. Queijo de cor amarelo-claro, normalmente apresentado em formas redondas e grandes, e não possue muitas cavidades interiores.[/box]

Polenta com Cogumelos

Tempo de Preparo 40 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 4 porções

Ingredientes

  • 400 g Fubá amarelo
  • 1,5 litros Caldo de galinha caseiro
  • À gosto Sal
  • 130 g Cogumelos Shitake picados
  • 130 g Cogumelos Shimeji em pedaços pequenos
  • 2 colheres sopa Cebola picada
  • 2 dentes Alho picado
  • 120 ml Vinho branco seco
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 250 g Queijo Fontina ralado ou muçarela

Instruções

  1. Prepare a polenta como de costume. Espalhe por uma forma e deixe esfriar. Leve para a geladeira por 1 hora ou até o dia seguinte.
  2. Aqueça uma frigideira e coloque metade do azeite. Adicione metade  da cebola e refogue por 2 minutos. Junte os cogumelos Shitake, metade do alho e cozinhe por 5 minutos. Coloque o vinho e deixe até evaporar. Tempere com o sal e a pimenta. Retire os cogumelos e reserve. Repita a operação com os cogumelos Shimeji.
  3. Corte círculos da polenta com o auxílio de um aro de inox. Aqueça uma panela de ferro e coloque um fio e azeite. Ponha os círculos de polenta e deixe grelhar levemente. Vire e faça o mesmo com o outro lado.
  4. Coloque o cogumelo Shitake em um círculo e salpique com o queijo. Cubra com outro círculo, coloque o cogumelo Shimeji e mais queijo (caso opte por fazer um prato apenas, divida a polenta ao meio e recheie e cubra igual). Leve ao forno preaquecido e deixe até o queijo gratinar.
  5. Sirva com folhas verdes (rúcula, agrião, etc,).

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: