Pão de Cebola e Linguiça Blumenau

Mais uma vez a linguiça Blumenau aparece aqui pelo OBA Gastronomia. Desta vez é a estrela de um belo pão. Fazendo dobradinha com cebolas, é uma bela opção para um lanche ou compondo uma mesa de frios.

Pão de linguiça Blumenau e cebola

Com as quantidades desta receita eu fiz dois pães de bom tamanho. Uma outra sugestão é preparar em forma de rosca, fazendo apenas uma. Você também pode preparar pães menores. Tudo vai de seu gosto. O queijo Parmesão é opcional. Eu fiz um pão com e um sem, para agradar a todos.

Pão de Cebola e Linguiça Blumenau

Tempo de Preparo 50 minutes
Cook Time 50 minutes
Tempo Total 1 hour 40 minutes
Porções 2 pães

Ingredientes

  • 500 g mais se necessário Farinha de trigo
  • 100 g Linguiça Blumenau
  • 1 unidade média Cebola roxa picada
  • 400 ml Leite morno
  • 20 g Fermento biológico seco
  • 30 ml Azeite de oliva
  • À gosto Queijo Parmesão ralado opcional
  • 1 unidade Gema de ovo para pincelar
  • 1 colher chá Sal

Instruções

  1. Peneire a farinha para uma tigela funda e misture o sal e o fermento. Abra um buraco no meio e coloque metade do leite e metade do azeite de oliva. Misture bem e vá acrescentando mais leite quando necessário. Forme uma massa elástica.
  2. Passe para uma superfície enfarinhada e sove bem por 5/7 minutos. Forme uma bola, volte para a tigela (já lavada), cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
  3. Retire a carne da linguiça Blumenau e esfarele com um garfo. Aqueça uma frigideira e coloque o restante do azeite. Junte a cebola, tempere levemente com sal e pimenta e refogue por 4 minutos. Adicione a linguiça e refogue por mais 3 minutos. Desligue e reserve.
  4. Amasse novamente a massa na tigela e junte a cebola e a linguiça. Misture muito bem, enfarinhando suas mãos. Divida a massa em dois e faça um formato cilíndrico. Cubra com um pano e deixe crescer por 50 minutos. Após este tempo, coloque na forma e pincele com uma mistura da gema com água. Se quiser, polvilhe o queijo ralado.
  5. Leve ao forno preaquecido em 200° e asse por 45/50 minutos, até ficar bem dourado. Vire o pão e bata com os nós dos dedos. Deve-se ouvir um som oco e os lados crocantes. Deixe esfriar e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu