Mais de 200 receitas de família da tradicional cozinha da Toscana reunidas em livro

Recebi de cortesia da Disal Editora o excelente livro Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana, com textos de Giulia e Pierluigi Pianigiani. Com mais de 200 receitas, o livro faz um passeio pela culinária de uma das regiões mais belas e ricas em Gastronomia da Itália. É um livro indispensável na biblioteca de todos os amantes da boa cozinha.

Livro Toscana

Rica em beleza natural, a região da Toscana, na Itália, é conhecida também  pela qualidade da sua gastronomia. Aparentemente simples, porém sempre  atenta à harmonia e ao equilíbrio dos sabores – sua principal característica -, a culinária da região destaca-se ainda pela seleção de ingredientes de alta qualidade.

No livro “Caderno de receitas tradicionais da Toscana”, lançado pela Disal Editora, os amantes da boa gastronomia encontram mais de 200 deliciosas receitas da autêntica culinária toscana, incluindo massas, carnes e doces.

Livro Toscana 1

São receitas de família, passadas de avós para netas, que irão trazer muito prazer à mesa. Com textos de Giulia e Pierluigi Pianigiani e tradução de Teresa Drago, o livro é um verdadeiro convite para inovar o cardápio do dia a dia com muito sabor.  

Ficha técnica

Título: Cadernos de receitas tradicionais da Toscana

Textos de Giulia e Pierluigi Pianigiani

Tradução: Teresa Drago

112 páginas

Preço: R$ 34,50

Folhando o livro, você percebe o tesouro que tem nas mãos. Difícil escolher uma das receitas contidas nele. Para ilustrar o OBA Gastronomia de hoje, optei por Crostini de Cogumelos. É uma receita que pode ser servida como entrada ou em um lanche mais completo. Vale a pena seu preparo. Por não ser muito fácil encontrar o Cogumelo Porcini fresco por aqui, utilizei o Shitake.

Crostini de Porcini 2

Crostini de Cogumelos

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 400 g Cogumelo Porcini fresco usei o Shitake em fatias
  • 50 g Funghi Porcini secchi
  • 2 unidades Gemas de ovos
  • O suficiente Fatias de pão Italiano
  • 3 dentes bem picados Alho
  • 1/2 unidade picada Cebola
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Salsinha picada
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Deixe os cogumelos secos de molho em água quente por cerca de 10 minutos. Enquanto isto, refogue os cogumelos frescos no azeite de oliva juntamente com a cebola, o alho e salsinha. Tempere com sal e pimenta.
  2. Retire os cogumelos secos da água, esprema com as mãos e pique-os, lembrando de reservar a água. Junte ao refogado e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente a água coada dos cogumelos secos sempre que necessário, não deixando secar.
  3. Retire do fogo, espere amornar e coloque as gemas batidas. Toste levemente as fatias de pão e espalhe uma camada abundante em cada uma. Leve ao forno preaquecido (180°) por 2 minutos. Retire, salpique com mais salsinha picada e sirva-os quentes.
  4. Meu agradecimento a Mariana Collini, da Assessoria de Imprensa da Disal Editora pela gentileza em enviar este belo livro.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu