Feijão é o símbolo da comida brasileira. Sempre pensei assim. Não conheço quem não goste e invente receitas – “misturas” – com este ingrediente tão versátil. A começar pelo prato nacional, nossa Feijoada, até chegar ao fantástico Baião de Dois, o feijão é um dos ingredientes mais frequentes na mesa dos brasileiros.

Conheço pessoas que fazem combinações inimagináveis com feijão. Meu avô adorava com sardinha (a de lata mesmo) e tomate, comido como se fosse a última das refeições. Tem gente (e não é pouco) que delira com feijão misturado ao Spaghetti Alho e Óleo. Cada um sabe de sua preferência, aquele segredo que acaba em qualquer restaurante por quilo.

Pensando nisto, trago hoje uma das combinações que considero das melhores com este queridinho do Brasil. Coisa que minha mãe faz com maestria e meu pai come sem medo de ser feliz.

Feijão com mostarda

Feijão com esta folha tão esquecida por todos, a mostarda. Um ovo frito, caipira de preferência, com a gema mole (como deve ser ovo frito) e a visão do paraíso aparece em sua frente. Este é um daqueles pratos de pais e avós. Um arroz, uma carne de panela ou um bife acebolado são os parceiros perfeitos para este feijãozinho mais que turbinado. Você pode substituir a mostarda (caso não encontre) por escarola. O amarguinho da verdura é o fundamental.

Passarei somente a receita da Mostarda Refogada. O restante é com vocês. Um Feijão bem temperadinho e um Ovo Frito no ponto são o único segredo deste prato.

[box type=info] A mostarda é uma verdura conhecida pelo seu sabor amargo. Suas folhas são parecidas com as folhas dos brócolos, tanto no tamanho como na forma. Uma forma fácil de reconhecer a mostarda é pela presença de suas flores amarelas. Elas são pequenas e nascem da haste principal da planta. Cozida ou crua, a mostarda é um excelente acompanhamento para as refeições nas quais são servidos pratos mais pesados. 
No entanto, não é recomendável misturar a mostarda com outras verduras ou pratos de sabor delicado, porque seu sabor muito forte acaba se sobrepondo ao sabor dos outros alimentos. A mostarda é uma verdura rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C e contém boa quantidade de cálcio e ferro.Por não ter muitas calorias é recomendada para pessoas que desejam manter ou reduzir o peso. 
Nas feiras livres e supermercados é fácil encontrar mostarda em maços. Quando está em boas condições para o consumo, ela tem um aspecto fresco e tenro e suas folhas não estão amareladas nem murchas. (http://so-verduras.blogspot.com.br/)Mostarda[/box]

Mostarda Refogada

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 15 minutes
Porções 2 passoas

Ingredientes

  • 10 folhas Mostarda
  • 1 dente Alho
  • 3 tiras bem picadas Bacon
  • À gosto Sal
  • 1 colher sobremesa Óleo de girassol

Instruções

  1. Corte as folhas de mostarda em tiras finas.
  2. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Junte o bacon e deixe dourar levemente. Adicione a mostarda e refogue por um minuto, sem deixar murchar demais. Tempere com o sal (se achar necessário).
  3. Sirva com feijão cozido e ovo frito por cima, acompanhando carne de panela ou um bife suculento.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Achei que vc não ia contar pra ninguém minha mania de comer feijão com macarrão! =)

  2. É hoje que vou fazer!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu