O mais brasileiro dos ingredientes.
Feijão é uma unanimidade nacional.
Acho que não existe comida que mais represente a mesa dos brasileiros, desde o mais humilde até os mais abastados. Fazendo par com seu companheiro inseparável, o arroz, é a presença mais constante nos almoço tupiniquins.
Seja na forma tradicional ou em outras preparações (e como existe), feijão é o ícone da gastronomia brasileira. Nosso prato nacional mais típico, a feijoada, é a prova disto.
Da família das leguminosas, é encontrado em diversas variedades, sendo o preto, o mulatinho, o roxinho e o rosinha os mais comuns.
A forma de preparo tradicional (cozido) é quase invariável, apesar de todo mundo ter seu segredinho. Eu considero que um feijão novo, o uso de água mineral no preparo, o refogado de alho feito com banha de porco e um pedaço de courinho de bacon durante o cozimento produz o melhor resultado.
Preparo na panela de pressão e depois apuro em panela de barro. Uma linguicinha calabresa ou paio, ou mesmo uma carne de porco salgada ou defumada, completa a receita.
Aqui, utilizei feijão vermelho, uma questão de gosto. Você pode utilizar o de sua preferência.
INGREDIENTES (12 pessoas)
500 g de feijão de sua preferência
1,5 litros de água mineral sem gás
1 pedaço de couro de bacon
1 folha de louro
2 dentes de alho grandes, bem picadinhos
2 colheres (sopa) de banha de porco
1 fio de óleo
1 gota de molho de pimenta Tabasco
Sal à gosto
PREPARO
Coloque o feijão, a água, o couro de bacon, o óleo e o louro em uma panela de pressão. Deixe cozinhar por meia hora (contando depois que abrir pressão).
Em uma panela de barro, aqueça a banha e refogue o alho. Adicione uma concha do feijão com um pouco de seu caldo. Deixe apurar, amassando os grãos com uma colher de pau, e despeje o restante na panela. Mexa tudo muito bem. Tempere com o sal e a pimenta. Se for a opção, coloque pedaços de linguiça, carne de porco salgada ou defumada (previamente dessalgada) e deixe cozinhar junto.
Cozinhe lentamente até o caldo engrossar. Sirva na própria panela.