La Polenta

Projeto Buscapé -Gastronomia para crianças
29 de Maio de 2011
Crème Brûlée
31 de Maio de 2011
Mostrar todos

Polenta cremosa com Jamon Serrano e Agrião.

Polenta é um dos ingredientes mais versáteis na Gastronomia.

Feita com farinha de milho moída finamente, ela pode ser saboreada grelhada, frita, assada, na forma de mingau, combinada com outros ingredientes ou sozinha. Ligada diretamente à culinária italiana, a polenta nasceu na Grécia, no século  V a.C., sendo depois adotada pelos romanos.

A forma de preparo é invariável: a farinha de milho é derramada lentamente sobre caldo (ou água salgada) fervente e mexida constantemente com uma colher de pau, até atingir a textura cremosa,  tão própria desta maravilha. Esta é uma etapa exaustiva, exigindo tempo e paciência do cozinheiro, mas que terá sua recompensa no final.

A receita de hoje é de polenta cremosa, uma das melhores formas de saboreá-la. Acompanhando o presunto espanhol Jamon Serrano e guarnecida de agrião (no caso, utilizei agrião precoce, colhido ainda no “berçário”, por isto não misturei diretamente na polenta). Você pode usar o normal, picando bem fino e acrescentando ao mingau na finalização do cozimento.

INGREDIENTES (8 pessoas)

250 gramas de farinha de milho para polenta

100 g de presunto Jamon Serrano, sem a gordura e cortado em tiras

1 litro de caldo de galinha caseiro

4 colheres (sopa) de manteiga

100 ml de creme de leite fresco

60 g de queijo parmezão ralado

Ramos de agrião precoce (ou um punhado de folhas de agrião normal picado)

Sal à gosto

PREPARO

Em uma panela de fundo grosso e cantos arredondados, aqueça o caldo até a fervura. Tempere com o sal. Vá colocando a farinha de milho aos poucos, mexendo com a colher de pau. Depois de toda a farinha ter sido despejada, abaixe o fogo e continue a mexer, até que a mistura comece a soltar do fundo da panela.

Adicione o creme de leite, a manteiga e o queijo ralado. Se for o caso, adicione as folhas de agrião picadas. Mexa tudo muito bem, incorporando todos os ingredientes.

Monte o prato com a polenta, o presunto no centro e as folhinhas de agrião por cima (se estiver usando o precoce). Sirva muito quente.

Polenta é uma delícia. Um prato para reunir a família ou amigos em um almoço de alegrias.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *