A Feijoada do Oba Gastronomia
O Oba traz hoje um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira.
Já falei muito sobre feijoada aqui. Lugares que comi e feijoadas que fiz aqui no Oba. Só agora me dei conta que não havia postado a receita deste prato tão apreciado pelos brasileiros.
Feijoada é uma técnica portuguesa aliada a ingredientes nacionais. Com um século de existência, até o final do século XIX não possuia as características que tem hoje.
Inicialmente, era uma comida de escravos, simples e rudimentar. Era feita com grãos e partes do porco desprezadas pelos senhores.
Atualmente, é um cozido de feijão-preto e carnes (paio, lombo, costeletas, etc.), temperada com um refogado de cebola, alho e gordura.
Na minha versão, não uso pés, orelhas, máscaras e outras partes menos nobres. Com isto, a feijoada ganha em leveza e sabor.
INGREDIENTES (8 porções)
1,5 Kg de feijão-preto
4 paios
4 linguiças calabresas
600 g de costelinha defumada
600 g de lombo defumado
500 g de carne-seca magra
3 folhas de louro
250 g de bacon picado
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho picadinhos
Sal
PREPARO
Um dia antes, lave bem as carnes e retire o excesso de gordura com o auxílio de um facão. Coloque de molho em água fria, trocando a água de 4 em 4 horas.
No dia seguinte, coloque o feijão em uma panela grande com bastante água mineral fria (calcule de modo que não precise acrescentar mais). Junte as folhas de louro e tempere com sal. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo.
Corte as carnes em pedaços grandes e afervente três vezes, trocando a água a cada vez. Tempere-as com alho, cebola, salsa e cebolinha picadas, 2 folhas de louro e refogue. Coloque junto com o feijão e cozinhe até que as carnes fiquem ligeiramente macias.
Á medida que forem ficando cozidas (costelinha e lombo são as primeiras), retire com escumadeira e reserve.
Em uma frigideira, aqueça um pouco de alho e frite o bacon. Retire e reserve. Na mesma gordura, doure 2 dentes de alho picados e a cebola picada. Experimente o sal e deixe apurar. Coloque um pouco de feijão com sua água. Refogue um pouco, processe e retorne à panela da feijoada (para engrossar o caldo).
Na hora de servir, corte as carnes em pedaços menores e retorne ao feijão. Sirva da maneira que preferir, com as carnes junto ou separado do feijão.
Para acompanhar, use couve-mineira ligeiramente refogada (com o bacon picado por cima), laranja sem casca em pedaços, um vinagrete com cebola, tomate e cheiro-verde, arroz e uma farofa simples de farinha de mandioca.
E claro, muita caipirinha e cerveja. Fica a suculenta sugestão do Oba!
Orlando,
Sua feijoada ficou do jeito que gosto, sem excesso de gorduras! Uma feijoadinha bem feita é um prato delicioso, e eu quase pude sentir o aroma da sua!
Um abraço!
O que eu gosto da sua feijoada é que ela é suave, uma delícia.