Feijoada – A receita que uso

Embalando a Feijoada
31 de outubro de 2009
Trufas de Chocolate – Nathália Figueiró
3 de novembro de 2009
Mostrar todos

A Feijoada do Oba Gastronomia

DSC03390

O Oba traz hoje um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira.

Já falei muito sobre feijoada aqui. Lugares que comi e feijoadas que fiz aqui no Oba. Só agora me dei conta que não havia postado a receita deste prato tão apreciado pelos brasileiros.

Feijoada é uma técnica portuguesa aliada a ingredientes nacionais. Com um século de existência, até o final do século XIX  não possuia as características que tem hoje.

Inicialmente, era uma comida de  escravos, simples e rudimentar. Era feita com grãos e partes do porco desprezadas pelos senhores.

Atualmente, é um cozido de feijão-preto e carnes (paio, lombo, costeletas, etc.), temperada com um refogado de cebola, alho e gordura.

Na minha versão, não uso pés, orelhas, máscaras e outras partes menos nobres. Com isto, a  feijoada ganha em leveza e sabor.

DSC03391

INGREDIENTES         (8 porções)

1,5 Kg de feijão-preto

4 paios

4 linguiças calabresas

600 g de costelinha defumada

600 g de lombo defumado

500 g de carne-seca magra

3 folhas de louro

250 g de bacon picado

1 cebola bem picadinha

2 dentes de alho picadinhos

Sal

PREPARO

Um dia antes, lave bem as carnes e retire o excesso de gordura com o auxílio de um facão. Coloque de molho em água fria, trocando a água de 4 em 4 horas.

No dia seguinte, coloque o feijão em uma panela grande com bastante água mineral fria (calcule de modo que não precise acrescentar mais). Junte as folhas de louro e tempere com sal. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo.

Corte as carnes em pedaços grandes e afervente três vezes, trocando a água a cada vez. Tempere-as com alho, cebola, salsa e cebolinha picadas, 2 folhas de louro e refogue. Coloque junto com o feijão e cozinhe até que as carnes fiquem ligeiramente macias.

Á medida que forem ficando cozidas (costelinha e lombo são as primeiras), retire com escumadeira e reserve.

Em uma frigideira, aqueça um pouco de alho e frite o bacon. Retire e reserve. Na mesma gordura, doure 2 dentes de alho picados e a cebola picada. Experimente o sal e deixe apurar. Coloque um pouco de feijão com sua água. Refogue um pouco, processe e retorne à panela da feijoada (para engrossar o caldo).

Na hora de servir, corte as carnes em pedaços menores e retorne ao feijão. Sirva da maneira que preferir, com as carnes junto ou separado do feijão.

Para acompanhar, use couve-mineira ligeiramente refogada (com o bacon picado por cima), laranja sem casca em pedaços, um vinagrete com cebola, tomate e cheiro-verde, arroz e uma farofa simples de farinha de mandioca.

DSC03392

E claro, muita caipirinha e cerveja. Fica a suculenta sugestão do Oba!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

  1. Marly disse:

    Orlando,
    Sua feijoada ficou do jeito que gosto, sem excesso de gorduras! Uma feijoadinha bem feita é um prato delicioso, e eu quase pude sentir o aroma da sua!
    Um abraço!

  2. M. Alice disse:

    O que eu gosto da sua feijoada é que ela é suave, uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: