Cotechino (codeguim aqui no Brasil) é um embutido originário da região de Modena – Emiglia Romagna, no norte da Itália. Foi criado em 1511, com a Comuna de Mirandola sitiada pelas tropas do Papa Giulio II e os habitantes começaram a usar o couro (cotenna) dos porcos para embalar miúdos, aproveitando assim a maior quantidade de carne possível. Na mesma época e no mesmo local, nasceu o Zampone, feito a partir das patas do porco.

Cotechino já cozido e sem a tripa
Cotechino já cozido e sem a tripa

O Cotechino chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes italianos, passando a fazer parte do cardápio das regiões sul e sudeste brasileira. Hoje, tanto o Cotechino como o Zampone di Modena estão agraciados com o IGP (Indicação Geográfica Protegida).

O Cotechino é um embutido de sabor espetacular, muito macio e temperado com noz-moscada, sal, pimenta e cravo. Devido à sua consistência, ele necessita ser cozido ou assado antes do consumo. Difícil de encontrar hoje em dia (a não ser de produção caseira), foi com alegria que vi dois frigoríficos produzirem esta iguaria por aqui, o Monte Bello (de Quatro Barras, próximo a Curitiba) e o Santo Antonio, de Santa Felicidade, aqui mesmo na capital.

Cotechino e lentilha

A receita que trago hoje é uma das mais famosas com este ingrediente. Codeguim e Lentilha (Cotechino e Lenticchie, em italiano) é preparado na época de Natal, na região de sua criação, o norte italiano. O sabor é fantástico. Só provando para entender.

Cotechino e Lenticchie - Codeguim e Lentilha

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 250 g Lentilhas secas
  • 1 unidade Cotechino Codeguim
  • 2 unidades Tomate em cubos sem pele e semente
  • 1 unidade pequena Cebola roxa em fatias pequenas
  • 2 dentes Alho picado
  • 1 folha Louro
  • 3 raminhos Tomilho
  • 1 ramo Alecrim
  • 1 pitada Pimenta calabresa
  • 1 colher sopa Azeite de oliva
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Deixe a lentilha de molho na água por um mínimo de duas horas. Escorra e leve para cozinhar juntamente com a folha de louro. Na mesma panela, coloque o Cotechino, ainda com seu envólucro (normalmente embalado à vácuo com plástico).
  2. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Coloque a cebola e deixe refogar por 3 minutos, em fogo brando. Junte o alho e cozinhe por mais 1 minuto. Adicione os cubos de tomate e cozinhe com a panela tampada por 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta e junte as folhas do tomilho e o raminho de alecrim.
  3. Depois da lentilha estar cozida, retire o Cotechino. Abra a embalagem e despeje qualquer líquido contido nela na lentilha.
  4. Junte o refogado de tomate e deixe cozinhar até que pegue fervura. Diminua o fogo. Retire a tripa do Cotechino (caso ache necessário) e corte em fatias de 1,5 cm. Coloque na panela e deixe por mais 5 minutos.
  5. Sirva bem quente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu