Chorizo com Shitake e Crispies de Alho Poró

Macarons com Sorvetes da Amazônia
18 de dezembro de 2012
Ovos Fritos com Manteiga Escura – Oeufs Frits au Beurre Noir
20 de dezembro de 2012
Mostrar todos

Com a aproximação do Natal, sempre pensamos em algum prato que fuja dos tradicionais tender, peru, lombo ou pernil de porco. Uma boa pedida é utilizar carne bovina em medalhões. Quando preparados de maneira correta, ficam suculentos e saborosos demais. E você pode grelhar os medalhões com antecedência (ver dicas no final da receita).

Medalhões de mignon, contrafilé ou alcatra são os mais usuais. Na receita de hoje, eu usei Bife de Chorizo (um corte argentino, retirado do miolo do contrafilé), combinado com cogumelos Shitake e crispies de alho poró.

Chorizo

 

Uma receita que com certeza irá agradar todos seus familiares e convidados nesta data tão especial. Sem molho algum,   apenas os cogumelos e o suco da própria carne. De quebra, a textura crocante do alho poró frito.

Chorizo com Shitake e Crispies de Alho Poró

por 19 de dezembro de 2012

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte o bulbo do alho poró no sentido do comprimento, em tiras bem finas. Aqueça uma frigideira pequena e coloque o óleo de girassol. Coloque as tiras de alho poró e deixe fritar levemente. Retire com uma escumadeira e deixe secando em papel toalha.

Aqueça uma frigideira média e adicione uma colher de manteiga. Coloque a cebola e o alho e deixe refogar por um minuto. Junte o cogumelo, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 4 minutos. Reserve aquecido.

Leve ao fogo uma panela de ferro (ou frigideira pesada) e coloque o azeite juntamente com a manteiga restante. Tempere os medalhões com sal e pimenta e grelhe, virando uma vez só, até estar ao ponto.

Sirva com o cogumelo e por cima os crispies de alho poró, acompanhado de arroz ou legumes no vapor.

Chorizo 2

Print

Dicas

* Pode substituir o bife de chorizo por mignon. Neste caso, aproveite o suco da carne na panela que grelhou. Aqueça e coloque creme de leite fresco (raspando o fundo), juntamente com os cogumelos.

* Para fazer para mais pessoas, grelhe todos os medalhões com 3 horas de antecedência. Coloque-os em uma forma. Dez minutos antes de servir, coloque uma colher de manteiga em cima de cada um e leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima e deixe por 5 minutos. Retire, coloque os cogumelos e o alho poró e sirva imediatamente.

 

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. TANIA disse:

    RECEITA DIVINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *