Carreteiro de Costela

Não gosto muito de renomear pratos, principalmente os tradicionais. Acho um pouco errado coisas como feijoada de frutos do mar, bolinho de barreado e por aí vai. Acho errado até a designação strogonoff de camarão ou frango. Stroganov (o correto) é de carne e acabou.

Arroz de carreteiro é feito com charque e pronto. Porém, como iria chamar este reaproveitamento daquela costela assada por horas em brasa? Poderia usar Arroz de Costela, coisa de portugueses, mas achei que não ficaria bem. Então, que esta mania vá às favas. Fica carreteiro de costela e estamos combinados.

Considero uma das melhores maneiras de aproveitar a sobra de costela. Simples, rápido e acaba sendo um prato único, é ideal para um almoço de segunda feira, depois do festim do fim de semana.

Costela bem feita fica desmanchando na boca, fácil de desfiar perfeita com arroz. Uma daquelas receitas para ir pensando já no domingo, chegando até a torcer que sobre  costela.

Carreteiro de Costela

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 25 minutes
Porções 5 pessoas

Ingredientes

  • 600 g Sobra de costela assada já desfiada
  • 200 g Ervilha fresca congelada
  • 1 unidade Cebola picada
  • 3 dentes Alho picado
  • 2 xícaras Arroz
  • 4 colheres sopa Óleo de girassol
  • À gosto Cheiro-verde salsa e cebolinha
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Aqueça uma panela funda e coloque o óleo. Refogue a cebola e o alho por um minuto e junte a costela. Cozinhe mexendo sempre por 2 minutos e junte o arroz. Misture tudo muito bem  por 2 minutos. Adicione a ervilha e cubra com água fervendo até dois dedos do arroz. Tempere com o sal e a pimenta.
  2. Deixe o arroz cozinhar, retire e acrescente o cheiro-verde. Misture bem e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu