Esta é uma das sopas mais antigas do mundo. De origem portuguesa, da região do Minho, o Caldo Verde é a sublimação da simplicidade. Na humildade de seus três ingredientes – batatas, couve e chouriço – transformou-se em um dos pratos mais emblemáticos da culinária portuguesa.
Na receita original, Caldo Verde leva rodelas de chouriço. Nesta receita, eu optei por paio e usei crispies de presunto Jamon Serrano, deixando um pouco de lado o jeitão simples desta sopa maravilhosa. Claro que isto é opcional.
Caldo Verde com Crispies de Jamon Serrano
Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 6 pessoas
Ingredientes
- 6 unidades grandes Batatas
- 1 unidade grande Cebola
- 1 pé Couve em tiras finíssimas
- 2 unidades em rodelas Paio
- À gosto Presunto Jamon Serrano em tiras
- 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Frite as tiras de presunto em pouco azeite até dourar. Escorra em papel toalha e reserve.
-
Leve ao fogo uma panela com água abundante e sal. Deixe ferver e junte as batatas já descascadas, cortadas em 4 e a cebola. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
-
Retire as batatas e a cebola e coloque no liquidificador, reservando a água do cozimento. Processe as batatas e a cebola até obter um purê consistente. Devolva o purê à panela e dissolva na água. Deixe ferver e coloque a couve, o azeite de oliva e as rodelas de paio.
-
Tempere com sal e pimenta e mantenha no fogo por 10 minutos. Ao servir, arrume os crispies de presunto no centro de cada prato.