Bife de Chorizo com Molho de Shitake e Funghi Porcini Secchi

O Bife de Chorizo, uma peça de carne de origem argentina, retirada do centro do contrafilé, é um dos cortes mais apreciados no mundo inteiro. Foi ele, juntamente com o Bife Ancho (também retirado do contrafilé), que elevou a Argentina a referência em churrasco.

Por estar no miolo do contrafilé, sua carne possui menos gordura no entremeio. A gordura se concentra em uma generosa camada em sua lateral, garantindo umidade e suculência quando a peça é exposta ao calor. As peças devem ser altas, com no mínimo 2 cm, sendo que a ideal é com 3 cm de altura. O ideal é servir mal passado, garantindo seu sabor e textura. (Fonte da pesquisa: Site da FEED)

Bife de chorizo com funghi e shitake

Nesta receita que trago para vocês hoje, estrela do almoço domingueiro de ontem, bifes altos de Chorizo receberam um delicioso Molho de Cogumelos Shitake e Funghi Porcini Secchi, preparados somente deglaceando a panela em que foram grelhados. Uma receita fantástica para você testar em uma ocasião mais especial.

Bife de chorizo com funghi e shitake 1

Bife de Chorizo com Molho de Shitake e Funghi Porcini Secchi

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 unidades com 250 g cada e 3 cm de altura Bifes de Chorizo
  • 2 colheres sopa Manteiga
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva
  • 2 dentes batidos Alho
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

MOLHO

  • 200 g Cogumelos Shitake
  • 30 g Funghi Porcini Secchi
  • 1 taça Vinho branco seco
  • 150 ml Creme de leite fresco
  • 50 g Manteiga
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 dente bem picado Alho

Instruções

  1. Aqueça bem uma panela pesada, de preferência de ferro e coloque um pouco de manteiga, um pouco de azeite e um dente de alho. Tempere a carne com o sal e coloque para grelhar. Tempere o lado de cima com a pimenta do reino. Quando a carne dourar bem, formando uma "casquinha", vire e tempere com pimenta. Retire e mantenha aquecida. Repita a operação com todos os bifes.

MOLHO

  1. Coloque o funghi secchi para hidratar no vinho 1 hora antes do preparo do molho. Retire, esprema bem e pique, reservando o vinho.
  2. Retire os cabinhos dos cogumelos Shitake e corte em fatias de 1,5 cm. Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher (sopa) de manteiga. Adicione o alho e o Shitake. Refogue por 3 minutos. Retire e reserve.
  3. Aqueça bem a panela que você grelhou os bifes. Jogue a taça de vinho e raspe bem o fundo da panela. Adicione o funghi secchi picado e os cogumelos Shitake. Junte o creme de leite e deixe até apurar. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue e junte uma colher de manteiga.
  4. Sirva os bifes com o molho por cima, acompanhado de macarrão, legumes ou arroz.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu