Das inúmeras maneiras de preparar bacalhau, especialmente em postas, confitar é a minha preferida. Postas de bacalhau cozidas em um bom azeite de oliva com ervas e alho são insuperáveis.

Bacalhau Confit

O preparo é simples demais e o resultado é uma posta de bacalhau suculenta, trazendo consigo o sabor do azeite, das ervas e do alho, mas sem mascarar o sabor do peixe. O bom de tudo isto é que você pode escolher as ervas de sua preferência. Pode usar louro, alecrim e tomilho, por exemplo, ou optar somente pelo tomilho, como eu fiz, sempre em conjunto com o alho. O único cuidado que você terá de tomar é com a temperatura do azeite, que não deve ultrapassar 60°C. Um termômetro de cozinha é bem vindo.

Bacalhau Confit 3

No mais, é servir as postas confitadas com a guarnição de sua preferência. Na receita de hoje, eu servi com aspargos e mini-pimentões grelhados, azeitonas pretas e batata palha.

Bacalhau Confitado em Azeite

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidades Postas de bacalhau dessalgadas
  • 700 ml Azeite de oliva
  • 2 ramos de cada Ervas frescas tomilho, alecrim, louro, etc.
  • 4 unidades Dentes de alho

Instruções

  1. Coloque  o azeite em uma panela. Adicione as ervas e o alho e aqueça até atingir 60°C. Mergulhe as postas de bacalhau e cozinhe por 20 minutos, sem deixar a temperatura ultrapassar os 60°.
  2. Retire e sirva com a guarnição escolhida.
  3.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.