Com a aproximação do Natal, sempre pensamos em algum prato que fuja dos tradicionais tender, peru, lombo ou pernil de porco. Uma boa pedida é utilizar carne bovina em medalhões. Quando preparados de maneira correta, ficam suculentos e saborosos demais. E você pode grelhar os medalhões com antecedência (ver dicas no final da receita).

Medalhões de mignon, contrafilé ou alcatra são os mais usuais. Na receita de hoje, eu usei Bife de Chorizo (um corte argentino, retirado do miolo do contrafilé), combinado com cogumelos Shitake e crispies de alho poró.

Chorizo

 

Uma receita que com certeza irá agradar todos seus familiares e convidados nesta data tão especial. Sem molho algum,   apenas os cogumelos e o suco da própria carne. De quebra, a textura crocante do alho poró frito.

Dicas

* Pode substituir o bife de chorizo por mignon. Neste caso, aproveite o suco da carne na panela que grelhou. Aqueça e coloque creme de leite fresco (raspando o fundo), juntamente com os cogumelos.

* Para fazer para mais pessoas, grelhe todos os medalhões com 3 horas de antecedência. Coloque-os em uma forma. Dez minutos antes de servir, coloque uma colher de manteiga em cima de cada um e leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima e deixe por 5 minutos. Retire, coloque os cogumelos e o alho poró e sirva imediatamente.

Chorizo com Shitake e Crispies de Alho Poró

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 com 200 g cada Bifes de chorizo
  • 200 g Cogumelo Shitake em lâminas de 1 cm
  • 1 bulbo somente a parte branca Alho Poró
  • 1/2 unidade Cebola picada
  • 1 dente pequeno Alho picado
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • 2 colheres sopa Manteiga
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 4 colheres sopa Óleo de girasol

Instruções

  1. Corte o bulbo do alho poró no sentido do comprimento, em tiras bem finas. Aqueça uma frigideira pequena e coloque o óleo de girassol. Coloque as tiras de alho poró e deixe fritar levemente. Retire com uma escumadeira e deixe secando em papel toalha.
  2. Aqueça uma frigideira média e adicione uma colher de manteiga. Coloque a cebola e o alho e deixe refogar por um minuto. Junte o cogumelo, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 4 minutos. Reserve aquecido.
  3. Leve ao fogo uma panela de ferro (ou frigideira pesada) e coloque o azeite juntamente com a manteiga restante. Tempere os medalhões com sal e pimenta e grelhe, virando uma vez só, até estar ao ponto.
  4. Sirva com o cogumelo e por cima os crispies de alho poró, acompanhado de arroz ou legumes no vapor.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.