Sábado foi dia de barreado por aqui. Como é normal acontecer com este tipo de comida, sempre acontecerá alguma sobra. Comidas preparadas em panelões tem disto. Sempre fazemos em uma quantidade maior. Às vezes até propositalmente, para garantir um almoço na continuação da semana.

Também podemos reinventar uma outra preparação, outra maneira de reaproveitas. Algumas são menos usuais e outras já viraram um costume. Bolinhos são a maior prova disto. Em sua esmagadora maioria, preparamos usando algo que já foi preparado. Com bolinho de barreado não é diferente.

Bolinho de barreado

É claro que ninguém vai passar horas preparando um barreado apenas pensando em fazer bolinhos. Usamos sempre o que sobrou de um. Foi o que aconteceu com o de sábado. Uma parte virou bolinhos, mini croquetes, do tamanho de uma bocada. Um delicioso antepasto para ser degustado com uma cerveja no domingo.

Simples e rápido de preparar, vira uma entradinha perfeita para qualquer prato que venha logo depois. Crocante por fora e deliciosamente cremoso no seu interior, é impossível comer um só. Com uma boa pimenta, periga virar o almoço. Nesta receita utilizei farinha de mandioca também para empanar, ao invés de farinha de rosca. O resultado é um milanesa bem mais crocante.

Uma bela sugestão para a próxima vez que você fizer barreado.

Mini Croquetes de Barreado

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 20 bolinhos

Ingredientes

  • 300 g com um pouco de seu caldo Sobra de barreado
  • 1 colher sopa Cebola picada
  • 1 unidade bem amassada Banana caturra
  • Quanto baste Farinha de mandioca
  • Quanto baste Farinha de trigo
  • 1 unidade batida Ovos
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 colher sobremesa Manteiga
  • Quantidade suficiente para fritar Óleo de girassol

Instruções

  1. Aqueça a manteiga em uma panela funda e refogue a cebola. Junte o barreado e a banana amassada. Deixe refogar, mexendo sem parar. Retifique os temperos, colocando sal e pimenta se necessário. Adicione farinha de mandioca e mexa até formar uma massa e soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
  2. Quando puder manusear, molde bolinhas pequenas com a massa de barreado. Passe-as na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim na farinha de mandioca. Frite em óleo suficiente para que cubra os bolinhos. Deixe escorrer em papel toalha e sirva acompanhado de molho de pimenta.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.