Sopa de amantes.

Esta sopa na França,  leva o nome Potage à la du Barry, em homenagem a Condessa du Barry, amante do Rei Louis XV. Não me perguntem a razão da couve-flor homenagear a Condessa…sabe-se lá qual recordação trouxe.

O importante é que esta é uma das sopas-cremes mais suaves que existem, ideal para ser servida como Entrada em um  evento mais requintado. Apesar da cor branca, difícil de ter uma boa apresentação, é um creme que marcará presença onde for servido.

Você pode servir em pratos normais, em cumbucas ou até em canecas. Eu adoro sopas em pão italiano, por isto a sugestão. Sopas servidas no pão não necessitam de quase nenhuma guarnição extra. O bacon utilizado aqui é opcional, mas dá um sabor todo especial. Você pode usar croûtons ou ciboulette.

Tomar a sopa em pão, raspando o fundo para misturar os sabores, é coisa que remete ao inverno. Comida para aquecer a alma.

Ingredientes

  • 300 g em pedaços couve-flor
  • 1 colher sopa manteiga
  • 1 pequena bem picada cebola
  • 1 em rodelas somente a parte branca alho-poró
  • 15 g farinha de trigo
  • 800 ml leite
  • frito em tirinhas para polvilhar Bacon
  • moída na hora à gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Cozinhe a couve-flor em uma panela com água por 7 minutos. Retire e reduza a purê.
  2. Em uma panela funda, derreta a manteiga e adicione a cebola e o alho-poró. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos, sem deixar mudar a cor dos legumes. Junte a farinha e mexa por 1 minuto.
  3. Retire a panela do fogo e adicione o leite. Com o auxílio de um fouet (batedor de arames), mexa bem até deixar com uma textura homogênea. Volte a panela ao fogo e adicione o purê de couve-flor e misture tudo muito bem. Tempere com o sal e a pimenta.
  4. Sirva em pão italiano, um para cada pessoa, com o bacon polvilhado por cima.
  5. Uma bela sugestão, seja como Entrada ou uma refeição em uma noite fria. Que o digam a Condessa du Barry e o Louis XV.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Paula Alvarez

    Hmmmm me deu água na boca!!!

    Adoro sopinhas no pão italiano!!

    =)

    São as melhores.

    beijãozão *

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.