Spätzle com Sálvia

Originário da Alemanha, Spätzle são pequenas “minhocas” de massa preparada à base de farinha e ovos. Possuem tamanho irregular e são cozidas em caldo.

Spätzle significa “pequeno pardal”, em alemão. Sua textura pode variar. A mais encorpada (como a mostrada aqui) é própria para trabalhar com as mãos e cortar com faca antes de cozinhar.

A mais macia e mole necessita de um tipo de espremedor com buracos grandes. A massa é passada por ele para produzir as “tripas”, diretamente para o caldo do cozimento.

Os Spätzle são sempre rolados em manteiga depois de prontos. São acompanhamentos tradicionais de carne de caça ou carne assada.

Também são muito utilizados na culinária húngara, onde recebem o nome de Nokedli.

Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia (Maria Lucia Gomensoro)

Spätzle com Sálvia

Ingredientes

  • 250 g Farinha de trigo
  • 1 unidade Ovo
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 125 ml - mais se necessário Água
  • 2 colheres sopa Manteiga
  • 10 folhinhas Sálvia fresca
  • 1 colher sobremesa Azeite de oliva extravirgem

Instruções

  1. Peneire a farinha, com uma pitada de sal, para uma mesa de trabalho. Abra um buraco no centro e deposite o ovo e a água e o azeite, aos poucos. Vá misturando com os dedos até obter uma massa macia. Saco esteja muito seca, adicione um pouco mais de água. Caso fique muito pegajosa, junte farinha.
  2. Trabalhe bem a massa para ela ficar lisa. Faça uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  3. Aqueça uma panela funda com o caldo (caso não tenha, use água salgada). Divida a massa em 2 pedaços. Coloque em uma superfície enfarinhada e amasse com a mão, em uma espessura de 5 mm.
  4. Com a faca molhada, corte ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte em tiras transversais. Jogue os Spätzle no caldo fervente e deixe cozinhar por 5 minutos (devem ficar al dente). Faça isto por partes. Enquanto uma parte cozinha, prepare outra.
  5. Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Jogue as folhas de sálvia e uma pitada de pimenta. deixe aquecer. Retire os Spätzle do caldo e coloque em uma travessa. Regue com a manteiga de sálvia, misture tudo muito bem  e sirva como acompanhamento.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu