O OBA Gastronomia de hoje traz uma receita preparada por meu amigo Paulo Zanatta, dono do Don Max e meu parceiro nos programas do OBA Gastronomia TV. Receita que estará no ar em breve. Trata-se de uma sopa bastante simples e exótica: Avgolemono (do grego : αυγολέμονο ou αβγολέμονο).

Sopa de limão 1

Em uma pesquisa pela internet, descobri  tratar-se de uma família de molhos e sopas do Mediterrâneo, sempre à base de uma mistura de ovos e limão, misturado com caldo até que engrosse. Em árabe , ele é chamado tarbiya ou beida bi-lemoune e em turco terbiye . Na cozinha judaica sefardita , ele é chamado agristada ou salsa blanco , e em cozinha italiana , bagna brusca , brodettato  ou brodo brusco   Também é amplamente utilizado na culinária dos Balcãs .

Como uma sopa, geralmente começa com caldo de frango, embora normalmente à base de carne (cordeiro) Caldo de peixe ou de vegetais são também utilizados. Normalmente arroz , orzo , pastina  ou tapioca são cozidos no caldo, antes da mistura de ovos e limão.

Sua consistência varia de quase- ensopado a quase- caldo . Muitas vezes é servido com pedaços de carne e legumes, reservados a partir do caldo. Magiritsa é uma sopa avgolemono grega de cordeiro e miúdos, servida para quebrar o jejum de Quaresma . A sopa é feita geralmente com ovos inteiros ou  com apenas gemas. O amido de arroz ou a massa contribui para estabilizar a emulsão. (Fonte: Wikipedia)

É uma sopa que vale a pena preparar em casa. Fácil e rápida, funciona bem demais como uma entrada. O sabor é bem suave e a sopa fica leve, perfeita para abrir uma refeição.

 

Sopa de Limão (Avgolemono)

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 100 g Peito de frango
  • Suco de uma unidade Suco de limão
  • 1 unidade Gema de ovo
  • 1/4 xícara Arroz
  • 500 ml Caldo de frango caseiro
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Cortar o peito de frango em cubos. Levar para cozinhar no caldo de frango, juntamente com o arroz.
  2. Misturar a gema com o suco de limão. Quando o arroz e o frango estiverem cozidos, adicione a mistura de limão e gemas e mexa bem. Tempere com o sal e a pimenta e deixe engrossar.
  3. Sirva quente, salpicado com ervas de sua preferência, como salsinha ou tomilho.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu