Risoto de Pera e Gorgonzola

Pavlova – Regina Franco
15 de agosto de 2014
Carne de onça
19 de agosto de 2014
Mostrar todos

Um risoto para Alessandra

Risoto de pera e gorgonzola 1

Um pedido especial é o prato do dia no OBA Gastronomia de hoje. Um risoto com uma combinação clássica, queijo gorgonzola e pera, foi o pedido de minha querida amiga Regina Franco para preparar para sua filha Alessandra, que está alçando um voo mais alto, em busca de seus sonhos.

Pratos da boa lembrança sempre existirão na vida de todos. A lembrança de um prato de infância; uma situação especial em que algum alimento esteve envolvido; uma simples pipoca em um passeio é o suficiente para que todo um filme passe em nossa frente, trazendo de novo todas as emoções daquele momento. Para mim, um cozinheiro que compreende isto terá compreendido o verdadeiro sentido da profissão de fazer comidas.

Eu tenho várias destas lembranças comigo. Desde o pinhão na chapa do fogão a lenha na casa de minha avó até um “pão com molho”, que comia na cantina do colégio que estudei, todas estarão comigo sempre, como a me lembrar que a vida é tudo o que nos cerca, não somente nós mesmo.

Tenho certeza que com  vocês é assim, tenho certeza que com a Alessandra foi assim. Melhor ainda quando alguém especial quer preparar aquele prato que sabe que você nunca esqueceu. É uma das maiores demonstrações de carinho que uma pessoa pode dar para outra. Aquele prato, daquele momento, naquele lugar, passa a ser duas vezes inesquecível.

Risoto de Pera e Gorgonzola

por 18 de agosto de 2014

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça uma frigideira funda e coloque 1 colher (sopa) de azeite e 1 de manteiga. Misture a pera em cubos com o mel a o suco de limão. Coloque na frigideira e cozinhe por 2 minutos. Reserve.

Aqueça o caldo de legumes e mantenha no fogo. Em uma panela larga, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e uma de azeite. Refogue a cebola por 2 minutos. Coloque o arroz e misture bem. Cozinhe por mais 1 minuto. Adicione o vinho e deixe cozinhar, mexendo sempre, até o líquido evaporar.

Comece a colocar o caldo. Use uma concha por vez, mexendo sempre até quase secar antes de colocar outra. Vá adicionando caldo por aproximadamente 15 minutos, sempre mexendo. Coloque as nozes picadas (se utilizar) e a 3/4 da pera. Depois de mais ou menos 16 minutos, verifique o ponto de cozimento. Deve estar cozido, mas al dente. Tempere com o sal  e a pimenta e desligue o fogo. Adicione a manteiga e o queijo, deixando alguns pedaços para decorar, e misture tudo muito bem.

Sirva bem quente, com pedaços de pera e queijo por cima.

Risoto de pera e gorgonzola

Print

Tenho certeza que este prato, assim como todos os que a Regina faz, será preparado com todo o carinho para a Alessandra. Será mais um motivo para tornar todos os sonhos possíveis. Enquanto vê todas as possibilidades sorrirem e detona com Jamons e Paellas, a Alessandra lembrará deste risoto, e claro, dos doces, dos barreados, das feijoadas, das panquecas, dos virados e de todas as delícias que estarão esperando em sua volta. Comida como abraço. Tem coisa melhor?

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.