Polenta Brustolada com Linguiça Blumenau e Mostarda

Quem acompanha o OBA Gastronomia com frequência sabe que sou fã de polenta brustolada. Com uma casquinha crocante por fora e o recheio cremoso, é uma das melhores entradas que conheço. Esta minha predileção aumentou depois de minhas idas a Bento Gonçalves, onde você encontra estas delícias nos cardápios de todos os restaurantes da cidade, herança dos italianos que povoaram a região.

Hoje é possível encontrar polentas prontas de ótima qualidade, o que facilita em muito o trabalho. Várias marcas italianas (e mesmo algumas nacionais) não deixam muito a dever a uma polenta caseira.

Polenta brustolada com Blumenau e Mostarda

A sugestão de hoje traz linguiça Blumenau (muito comum aqui no sul do Brasil) e mostarda, esta verdura maravilhosa e não tão prestigiada. O resultado é de comer de portas fechadas. Vale a pena você experimentar.

[box type=info]As mostardas são várias plantas dos géneros Brassica e Sinapis cujas sementes são utilizadas como especiaria e que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no condimento conhecido como mostarda. As sementes de mostarda podem também ser usadas para obtenção de óleo de mostarda, e as folhas são geralmente comestíveis. Além das mostardas, o género Brassica também inclui couves, colza e nabos. (Wikipedia) [/box]

Polenta Brustolada com Linguiça Blumenau e Mostarda

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 200 g Polenta pronta em cilindro, de preferência
  • 80 g Linguiça Blumenau sem a pele
  • 4 folhas Folhas de mostarda em tiras pequenas
  • 1 colher sopa Cebola picada
  • 1 dente pequeno Alho picado
  • 1 colher sopa Azeite de oliva

Instruções

  1. Corte a polenta em 8 fatias com 2 cm de espessura. Aqueça uma frigideira anti-aderente e grelhe a polenta de ambos os lados até dourar.
  2. Em outra frigideira, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Coloque a linguiça e desmanche com uma colher. Cozinhe por 3 minutos e junte a mostarda. Refogue por mais um minuto, mexendo sempre.
  3. Cubra as fatias de polenta com o refogado e sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu