Polenta ao Molho de Calabresa

Um dos pratos mais representativos da culinária italiana é a polenta, principalmente na região Norte da Itália. Os italianos do Sul chamam os moradores do Norte de Polentoni, “comedores de polenta”. Um prato versátil demais, pode ser frita, grelhada, cozida ou assada, a polenta surgiu para matar a fome naquela região. Hoje, depois de transformar-se em uma das regiões mais ricas do mundo, a polenta permanece intacta na alma do povo.

Polenta é um prato para ser comido sempre com festa, com sorriso aberto e de preferência, ao som de uma bela tarantella. Em Bento Gonçalves, ela é encontrada em quase todos os lugares que se vá. Em muitos deles, a festa acaba sempre com todos cantando “La bela polenta“.

Um prato tão representativo assim não poderia faltar na Noite Italiana do Hotel Dall’Onder. E é uma receita com esta maravilha que a Chef Claudia Habas nos traz hoje.

Polenta ao Molho de Calabresa

por 28 de julho de 2012

Modo de Preparo

Molho

Aqueça uma panela,  coloque o azeite, a cebola picada, o alho, a calabresa e deixe refogar bem. Acrescente o tomate pelati picado e deixe cozinhar por uns 30 minutos em fogo baixo. Adicione o cheiro verde picado e acerte o sal a pimenta.

Polenta

Prepare um caldo utilizando 2 litros de água aromatizada com alho, pimenta em grãos e louro.

Leve o caldo para aquecer. Quando ferver, retire o alho, os grãos de pimenta e o louro. Acrescente a farinha de milho, o necessário para sua polenta ficar firme. Deixe cozinhar por aproximadamente uma hora. Acerte o sal.

Sirva a polenta fumegante, com o molho por cima e polvilhada de queijo Parmezão ralado na hora.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: