Picadinho Carioca é um prato típico da boêmia do Rio de Janeiro. Criado nos anos 50, logo caiu nas graças de quem dava aquela esticada até de madrugada e matava a fome com ele antes de ir para a cama.

Picadinho carioca

É um prato fácil e com muitas versões. A original é carne, cebola e tubérculos (como cenoura e batata), cozidos no seu caldo e acrescido de vinho ou cerveja (escura ou branca). Guarnecido de arroz, feijão, farofa e ovo frito, é uma das comidas mais reconfortantes que conheço. Vale a pena experimentar.

Aqui em casa, foi o almoço de domingo. Fiz em fogão a lenha, em uma wok de ferro, à fogo lento, sem pressa de ser feliz.  Um prato para repetir sempre.

[box type=info]A carne do Picadinho Carioca é uma questão do tempo que você tem para preparar. Os botecos mais finos preparam com filé mignon. Ganha na rapidez e maciez, mas perde no sabor. Eu preparei com uma carne que gosto muito, a fraldinha. Mais gorda que o mignon, o tempo de cozimento para atingir a maciez desejada é maior, mas o resultado compensa. Você pode optar por acém, contrafilé, costela, músculo, etc. Vai de seu gosto e tempo que dispõe para o preparo. Uma boa ideia é aproveitar a sobra de uma costela de um churrasco. [/box]

Fonte das informações: Receitas Ig

Picadinho Carioca

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 Kg Fraldinha em cubos
  • 1 unidade grande Cebola picada
  • 5 dentes Alho picado
  • 2 unidades Cenoura em cubinhos
  • 3 unidades Tomate em cubos sem casca e sementes
  • 350 ml Cerveja clara ou escura ou vinho
  • 1 colher sopa Molho inglês
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Cheiro-verde salsa e cebolinha picado
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Instruções

  1. Aqueça uma panela grande (se tiver wok, é perfeita). Coloque o azeite e refogue a cebola por 1 minuto. Junte o alho, a cenoura e o tomate. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione a carne e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo constantemente até a carne dourar por inteiro.
  2. Tempere com o sal, a pimenta e o molho inglês. Coloque a cerveja e deixe reduzir, sem deixar secar. Desligue o fogo e junte o cheiro-verde.
  3. Sirva acompanhado de arroz com ervilhas, feijão, ovo frito e uma bela farofa de farinha de milho flocada com ovos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 8 comentários

  1. Rachel Azevedo

    Deu água na boca… também prefiro essa carne para esse tipo de preparo, muito mais saborosa… acompanhamentos perfeitos!!! Bjuss!!!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.