Pão de Casa

Coluna “Acontece” é a novidade do Oba Gastronomia
11 de julho de 2012
Congrio em crosta de ervas frescas
13 de julho de 2012
Mostrar todos

Pão é uma das mágicas que a Gastronomia nos proporciona. A mágica da transformação. Um amontoado de ingredientes sólidos e líquidos, transformados em uma massa que cresce e depois de levada ao calor, deixa surgir uma das comidas mais emblemáticas de qualquer povo, em qualquer época. Coisa mágica mesmo.

Fazer pão em casa é um exercício de paixão. Desde o momento de sovar a massa até a hora do aroma de pão assado tomar conta de todos os cantos de seu lar. Podem apostar, é inesquecível. É carinho em forma de comida.

Outro detalhe a respeito de pães é o fato de ter a personalidade de quem faz. É incrível, mas a mesma receita, preparada da mesma forma, por duas pessoas,  nunca produz dois pães iguais.

A receita de hoje é de uma pessoa que já está ficando frequente por aqui: minha querida amiga Regina Franco. Um pão feito com carinho, como sei que é o normal vindo dela.

Não provei ainda, mas tenho certeza que feito como foi feito, estará maravilhoso. Pão caseiro é uma coisa tão especial, que até hoje é usado como presente. Uma bela forma de demonstrar afeto.

Pão de casa da Regina

por 12 de julho de 2012

Ingredientes

Modo de Preparo

Peneire a farinha para uma superfície de trabalho. Dissolva o açúcar no leite. Abra um buraco na farinha para colocar os ingredientes.

Ponha primeiro os ovos, a manteiga e o sal, na sequência. Dissolva o fermento no leite morno (bem dissolvido) e adicione à farinha. Vá mexendo com uma colher de pau e colocando mais leite, misturando os ingredientes. Junte o óleo.

Comece a esticar a massa com as mãos, pegando a farinha que está em volta. Proceda assim até conseguir uma bola de massa. Comece a sovar, esticando sobre a mesa enfarinhada, enrolando e voltando a esticar. Repita até que a massa fique bem elástica.

Coloque a massa para crescer em uma bacia, coberta com um pano. Deixe até dobrar de volume. Depois de crescida, sove mais um pouco. Faça um rolo e corte em pedaços, para fazer os pães.

Antes de levar ao forno, se quiser, pincele com gema, gema e água ou azeite. Coloque em formas e leve para assar por 20 minutos (ou até o ponto desejado).

Obs.: Caso esteja frio, colocar um pouco mais de fermento e deixar crescer em lugar quente.

Print

A Regina recomenda comer ainda quente, com manteiga e uma boa xícara de café com leite. Um lindo pão, feito como deve ser feito, levando carinho como ingrediente fundamental.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: