Dia do Hambúrguer – Hambúrguer com Blumenau

Manjar de Coco – Regina Franco
27 de maio de 2013
Shrek na churrasqueira
31 de maio de 2013
Mostrar todos

Hoje, dia 28 de maio, comemora-se o Dia do Hambúrguer. Sabe-se lá porque. Não pesquisei a razão, mesmo porque para um adepto de hambúrguer como eu, todo dia é dia de saboreá-lo.

O hambúrguer teve origem na Alemanha, no século XVIII, onde era servido nas refeições acompanhado de cebolas e batatas. Foram os marinheiros alemães que partiam do porto de Hamburgo para a Rússia que começaram a preparar estes bifes redondos de carne moída.

Estes bifes chegaram à América e receberam o nome hamburguer beef. A partir da última década do século XIX seu uso começou  a ser difundido, quando Louis Lassen, dono de uma lanchonete em Connecticut, passou a servir a novidade para atrair fregueses.

A versão entre duas fatias de pão tomou impulso na década de 1920, servindo como opção ao hot dog. Era servido nos jogos de beisebol. Com o surgimento das redes de fast food, virou mania mundial.  (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Nesta versão que trago aqui hoje, adicionei um ingrediente bem típico do sul do Brasil, a linguiça Blumenau. Um embutido de sabor defumado e suave.

Hanburguer com Blumenau

O preparo do hambúrguer não requer grandes técnicas. Um hambúrguer deve ser preparado como um filé. Sela-se os dois lados e cozinha até ficar quase no ponto. Um bom hambúrguer deve ter uma fina crosta por fora e ser macio por dentro.

Preparei dois sanduíches, variando apenas o pão (preto e multi grãos). Como guarnição usei uma fatia de presunto e uma de queijo provolone. Grelhei o presunto levemente com o queijo por cima, até derreter. Um mix de folhas novas complementam este delicioso sanduíche.

Hambúrguer com Linguiça Blumenau

por 28 de maio de 2013

  • Tempo de Preparo : 15 minutes
  • Tempo de Forno : 15 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire a pela da linguiça Blumenau e pique bem com uma faca. Misture com a carne moída, o sal e a pimenta. Forme 4 bolas e achate-as para dar o formato de hambúrguer. Leva para a geladeira e deixe descansar por 2 horas.

Na hora do preparo, aqueça uma frigideira grande (ou prepare em uma grelha) e coloque o óleo. Ponha os hambúrgueres e sele os dois lados. Continue cozinhando até atingir o ponto, uns 10 minutos. No final do cozimento, adicione a manteiga.

Sirva em sanduíches com o pão e as guarnições de sua preferência.

Hamburguer com Blumenau 1

Print

O sabor que este hambúrguer fica é indescritível. Vocês tem de preparar em casa. Feliz Dia do Hambúrguer para todos!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: