A comida alemã ainda anda rendendo aqui por estes lados. Como supõe-se fartura, claro que a sobra é inevitável. A receita que trago hoje é uma maneira meio que inusitada de reaproveitar eisbein, o joelho de porco defumado e assado que preparei neste fim de semana.
Chartreuse, além de um licor famoso no mundo inteiro, é um prato salgado enformado com um ingrediente principal e recheado com outros em menor quantidade. Quando preparada da forma que mostro aqui, fica perfeita para ser servida como entrada em uma ocasião mais especial.
A acelga, ou couve chinesa, é perfeita para ser utilizada em chartreuses. Depois de cozida no vapor, fica maleável e fácil para envolver o ingrediente escolhido, além de proporcionar transparência, o que torna o visual do prato bem atraente.
Para enformar eu utilizei ramequins pequenos. Caso você não possua, use uma xícara de cafezinho. O importante é que o tamanho não seja exagerado, já que se trata de uma entrada.
Não passarei a quantidade exata de cada ingrediente, uma vez que dependerá do que sobrar de seu eisbein e do tamanho que você preparar a chartreuse.
Chartreuse de Eisbein
Ingredientes
- Sobras de eisbein defumado e assado
- Cebola roxa picada
- Milho verde cozido
- Cheiro-verde salsa e cebolinha picado
- Folhas de acelga couve chinesa
- Azeite de oliva extravirgem
Para o molho de Kren (raiz forte)
- 100 g Kren em conserva
- 100 g Tomate em lata picado com seu suco
Instruções
-
Separe a carne do joelho de porco e desfie grosseiramente. Aqueça uma frigideira, ponha o azeite e coloque a cebola. Refogue por 2 minutos. Junte a carne e os grãos de milho verde. Cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o cheiro-verde, misture e desligue o fogo.
-
Retire a parte dura das folhas de acelga e cozinhe no vapor.
-
Forre ramequins com a acelga cozida, deixando uma sobra para fechar. Recheie com o refogado de eisbein. Feche e leve para aquecer em uma salamandra (ou mesmo no microondas.
-
Misture o kren com o tomate e seu suco. Sirva uma chartreuse por pessoa, acompanhada do molho.