Eisbein, Kassler e outras comidinhas alemãs

Hackepeter
25 de novembro de 2013
Chartreuse de Eisbein
27 de novembro de 2013
Mostrar todos

O eisbein (ou joelho de porco) é uma das muitas comidas que acompanharam os alemães em sua vinda para o Brasil. Você encontra eisbein em três formas: fresco, salgado e defumado. As maneiras mais comuns de preparo são assados e cozidos, porém também se encontra frito, em imersão.

Quando preparo aqui em meu espaço, opto pelo defumado e por assar, depois de cozinhar um pouco. Sempre que faço, incluo outros ingredientes típicos alemães, como a salsicha bock e o kassler (bisteca de porco defumada), além de purê de batata e eventualmente chucrute.

Cardapio alemão

A culinária alemã é uma das mais ricas do mundo. Os pratos que se consolidaram por aqui são apenas uma pequena porcentagem do vasto cardápio que compõe a gastronomia germânica. Eisbein, kassler, marreco recheado, hackepeter, vários tipos de salsichas fazem a festa em restaurantes típicos alemães, principalmente no sul do Brasil.

Vários eventos gastronômicos foram criados para reverenciar estes pratos milenares. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina existem os eventos denominados “Kerbs“. Festa do Pirão com Linguiça, da Maçã, da Paçoca, do Pão de Milho, entre outras, são uma homenagem a culinária alemã. A oferta está sempre em torno da carne suína, dos embutidos, da salada de batata, do chope e das afamadas tortas, como a Floresta Negra, tão apreciada por aqui.

Preparar um almoço típico alemão não é das coisas mais difíceis que existem, muito pelo contrário. Tome como exemplo a que trago hoje para vocês: eisbein defumado, kassler, salsicha bock e purê de batata.

Para o eisbein, cozinhei em bastante água com uma cebola em quartos e dois dentes de alho por 1 hora. Retirei e levei ao forno, deixando assar por aproximadamente 1 hora e meia, em fogo médio ou até ficar macio.

Para o kassler, dei uma breve fervida de 15 minutos, sequei com papel toalha e  grelhei na manteiga.

A salsicha bock é só cozinhar por 10 minutos.

Cardápio alemão 1

Para servir, purê de batata, mostarda escura e kren (raiz forte).  Uma bela sugestão para um almoço em família. Com certeza vai agradar a todos.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: